Meio Bit » Arquivo » Games » Kaz Hirai: PS4 já rende lucros apenas com venda de hardware

Kaz Hirai: PS4 já rende lucros apenas com venda de hardware

CEO da Sony revela que bons resultados do PS4 já o tornaram lucrativo para a companhia, e está confiante que ele será capaz de bater o recorde do PS2

10 anos atrás

kaz-hirai

A Sony agora tem um bom motivo para comemorar, mesmo não estando nas melhores condições financeiras. Durante uma reunião para definir novas estratégias corporativas, o presidente e CEO da companhia Kazuo Hirai revelou que o PS4 já está gerando lucros para a companhia apenas com a venda de hardware, além de estar suficientemente convencido que os bons resultados do console podem levá-lo a bater o incrível recorde de vendas do PS2.

Hirai disse que o PS4 teve "um lançamento de grande sucesso, mas chave para o mantermos está na manutenção do crescimento de uma base instalada sólida". E o CEO está certo em ver o console por essa ótica: de novembro até o dia 6 de abril vendeu mais de 7 milhões de unidades em todo o mundo, mas isso não significa que está tudo bem: a companhia fechou o ano fiscal de 2013 com um prejuízo de US$ 1,25 bilhão, portanto a situação não é fácil internamente. Ainda assim é bom ver que ao contrário do PS3, que foi vendido com prejuízo por anos a fio, o PS4 conseguiu se pagar em meros seis meses.

Do lado do software e serviços, mais boas notícias: até o dia 13 de maio 47 títulos foram lançados para o PS4, resultando em 20,5 milhões de unidades vendidas, sejam físicas ou digitais. E mais importante, cerca de metade dos donos do console são assinantes da PS+, graças à estratégia de atrelar o modo multiplayer no console ao serviço pago, algo que foi duramente criticado pelos jogadores que se acostumaram com o regime praticado pelo PS3 e PS Vita. Isso mostra que o jogador não se importa de pagar para jogar online, ainda mais que o plano oferece vantagens como jogos grátis e descontos generosos todos os meses. Atualmente as redes PSN e SEN contam som 52 milhões de usuários ativos e o app PlayStation para smartphones e tablets já foi baixado mais de 4,5 milhões de vezes.

Claro, tudo isso ainda não é o suficiente para tirar a Sony da nuvem de incerteza em que ela está enfiada, mas é um sinal de que ao menos a divisão de games está indo bem. A preocupação maior é que ela não será suficiente para segurar a hemorragia de outros departamentos, o que vai exigir de Hirai e sua equipe muito jogo de cintura para tentar reverter os números ruins para o próximo ano fiscal.

Fonte: Sony (PDF).

Leia mais sobre: , , , , , , , .

relacionados


Comentários