Meio Bit » Arquivo » Ciência » A vida, o universo e tudo mais pelas mãos de Carl Sagan no SciCast especial desta semana

A vida, o universo e tudo mais pelas mãos de Carl Sagan no SciCast especial desta semana

Neste domingo, Neil DeGrasse Tyson assumirá o comando de uma nova nave da imaginação na esperada revisão de Cosmos, trazendo 34 anos de novas descobertas científicas. Por isso a equipe do #SciCast, com a inestimável ajuda de Nick Ellis, Carlos Cardoso e Caio Gomes, resolveu fazer uma singela homenagem àquele que proporcionou a oportunidade de olharmos para o céu não com medo ou descrença, mas com curiosidade, na esperança de um dia sermos nós capazes de explorar o cosmos. E hoje, temos uma surpresa: o programa será integral, as duas partes em uma só.

10 anos atrás

SciCast_BIG_MBit

Há mais de trinta anos, estreava na TV um documentário diferente de tudo que já se viu em termos de divulgação científica. Mais do que isso, ele popularizou o formato do divulgador científico, removendo o estereótipo do cientista de jaleco enfiado num laboratório e nos apresentando a um tiozinho de fala suave e cabelo engraçado, que possuía uma paixão ímpar pela ciência e uma grande vontade de compartilhar conosco as maravilhas do universo, da natureza e de nós mesmos, que não percebemos por estarmos ocupados demais com outras coisas.

Esse tiozinho se chamava Carl Edward Sagan e Cosmos foi sua obra-prima, a série que encantou uma geração inteira.

Mais do que um astrofísico que fez parte do programa Apollo, trabalhou no JPL, no SETI e foi responsável pelas mensagens incluídas nas sondas Pioneer e Voyager que um dia podem vir a ser a última evidência de nossa existência, Carl Sagan era um contador de histórias e um educador. Diferente de muitos cientistas da época que não sabiam falar em outra língua que não a técnica, ele e preocupava em informar e educar o maior número de pessoas possível.

Ele transformava as teorias mais complexas em contos tão simples que uma criança era capaz de entender. Não surpreende o fato de que a série foi responsável por despertar a curiosidade em muitos pequenos que assistiram a série e boa parte deles não esconde que perseguiu a vida acadêmica influenciado por Sagan. Ele era o que todo educador gostaria ou deveria ser: ao falar a linguagem comum ele tirou o véu da pesquisa científica e atraiu muitos jovens a descobrirem por si mesmos os segredos do universo.

Neste domingo, Neil DeGrasse Tyson assumirá o comando de uma nova nave da imaginação na esperada revisão de Cosmos, trazendo 34 anos de novas descobertas científicas. Por isso a equipe do #SciCast com a inestimável ajuda de Nick Ellis, Carlos Cardoso e Caio Gomes resolveu fazer uma singela homenagem àquele que proporcionou a oportunidade de olharmos para o céu não com medo ou descrença, mas com curiosidade, na esperança de um dia sermos nós capazes de explorar o cosmos. E hoje, temos uma surpresa: o programa será integral, as duas partes em uma só. Ouçam e comentem o que acharam, fizemos este episódio especial com muito carinho.

Nós também preparamos uma página especial para o programa de hoje, com as melhores obras de ficção e não-ficção. Você pode assinar o #SciCast através do iTunes ou usar o Feed RSS no seu agregador preferido.

relacionados


Comentários