Meio Bit » Arquivo » Hardware » Surgem imagens do Galaxy Grand Prime, o “selfiephone” da Samsung

Surgem imagens do Galaxy Grand Prime, o “selfiephone” da Samsung

Primeiras informações do Galaxy Grand Prime surgem na net: smartphone intermediário da Samsung contará com câmera frontal de 5 MP dedicada a selfies

9 anos e meio atrás

galaxy-grand-prime-001

É, pelo visto a moda dos selfies não só veio para ficar como as fabricantes de smartphones pegaram carona nela para promover dispositivos com câmeras frontais cada vez melhores, o que é bom para todo mundo. Depois da Microsoft apresentar os Lumias 730 e 735 na IFA 2014, chega a vez da Samsung com o Galaxy Grand Prime, cujas primeiras imagens e informações vazaram recentemente.

Por se tratar de um smartphone da linha intermediária Grand, é de esperar que suas especificações não sejam nenhuma maravilha (ainda mais por se tratar da Sammy): ele seria equipado com o SoC Snapdragon 400 da Qualcomm, quad-core Cortex-A4 com clock de 1,2 GHz e GPU Adreno 305, 1 GB de RAM, display de 5 polegadas IPS apenas qHD (960 x 540 pixels, totalizando 220 ppi), um retrocesso e tanto se compararmos com o Galaxy Grand 2, já que ambos contam com quase o mesmo hardware: o modelo antigo em questão possuía display HD de 5,25", resultando numa densidade de 280 ppi. O Grand Prime contaria também com 8 GB de armazenamento interno expansível via Micro-SD Dual-SIM 3G e Android 4.4 KitKat.

galaxy-grand-prime-002

galaxy-grand-prime-003

Entretanto são suas câmeras a atração principal. Como o Prime é praticamente o Grand 2 a principal de 8 megapixels com capacidade de filma em Full HD permanece, mas a frontal foi substituída por uma nova de 5 MP, ideal para selfies. Muita gente se pergunta qual a necessidade de colocar uma câmera tão potente apenas para permitir o usuário tirar fotos de si mesmo fazendo caras e bocas. Disseram a mesma coisa quando a Nokia apresentou o PureView 808 e posteriormente o Lumia 1020, com suas câmeras ignorantes. A verdade é que ninguém pensou em um smartphone capaz de realizar oversampling, ou mesmo zoom óptico sem perda nenhuma. Fotógrafos profissionais amaram o 1020, sendo que ele até foi utilizado como única câmera por uma revista de moda conceituada.

O caso da câmera frontal é a mesma coisa. Pode até ser que não precisamos disso, mas eu discordo. Quanto melhores as lentes frontais ficarem e puderem ser adicionadas em aparelhos móveis sem que o preço atinja a estratosfera (até agora o recurso foi introduzido em aparelhos baratos, já que o perfil de viciados em selfies é de pessoas que usam dispositivos de entrada ou intermediários), mais nós ganharemos não só com fotos, mas vídeos melhores. Teremos chamadas de vídeo via Skype em qualquer lugar com qualidade de uma câmera dedicada, que fica ligada a nossos desktops. Se o preço para conseguir recursos melhores é ver todo mundo fazendo pose com seus smartphones, que seja. É um preço pequeno pelo avanço da tecnologia.

A previsão é que a Samsung apresente o Grand Prime em outubro, posicionando-o como rival do Lumia 730/735 e do Sony Xperia C3 Dual, que também conta com uma câmera selfie.

Fonte: GSMA.

relacionados


Comentários