Meio Bit » Hardware » Gear Solo: a Samsung vai mesmo lançar outro watchphone?

Gear Solo: a Samsung vai mesmo lançar outro watchphone?

Patente de produto chamado Gear Solo sugere que Samsung está realmente trabalhando em um smartwatch que faz ligações sem depender de um smartphone

08/04/2014 às 12:00

samsung-gear-2

Quando o Google apresentou o Android Wear e a Motorola tão logo exibiu o Moto 360, o primeiro smartwatch com o sistema, praticamente tudo que a Samsung tem exibido nos últimos meses da categoria virou quinquilharia do século passado. A ideia de permitir uma versão do Android especializada que se comunica não com o smartphone, mas com seu enorme banco de dados e seu serviços é algo muito mais à frente que qualquer coisa que a Sammy apresentou, já que ela insiste em amarrar seus dispositivos a seus próprios aparelhos.

Entretanto no mês passado começaram a circular rumores de que o próximo passo seria libertar o smartwatch, mas não na ideia de permitir que ele se conecte com qualquer smartphone. Fontes apontam que a Samsung pretende combater os concorrentes oferendo um relógio completamente independente, equipado com um chip SIM e capaz de realizar ligações por conta própria. Sim, um watchphone de fato.

Pessoas próximas à Samsung dizem que a empresa está desenvolvendo o smartwatch independente já há algum tempo, e agora o Korea Herald informa que uma patente foi registrada na Coreia do Sul, em que o gadget receberia o sugestivo nome de Gear Solo. A princípio ele seria um produto local exclusivo (talvez como o Galaxy Round) e a operadora SK Telecom seria a parceira escolhida para lançar o produto.

Particularmente eu não sou contra smartwatches, já que o que Google e Motorola demonstraram recentemente é algo muito interessante: sincronizar o relógio e a partir daí ter acesso a todos os serviços disponíveis no Android, sem precisar enfiar a mão no bolso toda hora é algo muito legal. Já um aparelho independente, com conexão 3G ou 4G/LTE que permita o usuário realizar ligações diretamente não me apetece muito. Em outros tempos a Samsung engoliu um belo sapo com o S9110 em 2009:

samsung_s9110

Esse dispositivo era independente, mas a Samsung chutou baixo demais ao oferecer um aparelho com 40 MB de espaço interno e display de 176 x 220 pixels. Atualmente a tela de 1,63 polegadas do Gear 2 possui 320 x 320 pixels, o que parece pouco mas é o suficiente para uma telinha tão pequena. O grande problema de oferecer algo como o suposto Gear Solo é que espaço interno e duração da bateria são pontos críticos, sem falar que para atender chamados o usuário será obrigado a andar com um headset.

A Samsung se recusou a comentar sobre o Gear Solo, portanto teremos que esperar para descobrir o quanto disso tudo é verdade. Se eu fosse chutar diria que ele daria as caras junto com o Galaxy Note 4, porém nunca se sabe.

Fonte: CNet.

relacionados


Comentários