Meio Bit » Arquivo » Hardware » Google pode encerrar linha Nexus em prol de programa Android Silver

Google pode encerrar linha Nexus em prol de programa Android Silver

Segundo rumores Google pode introduzir programa para promover aparelhos com experiência Android próximos do SO puro, que poderia substituir a linha Nexus

10 anos atrás

android-silver

A linha Nexus sempre foi uma opção interessante para os consumidores que desejavam um aparelho Android sem as modificações e bloatwares atuchados no robozinho pelas fabricantes, além de geralmente oferecer dispositivos de ponta por um preço mais em conta do que outros similares. Só que se os rumores forem verdadeiros essa política pode estar perto do fim: de acordo com alguns vazamentos que circulam desde o início do mês, os aparelhos Nexus podem em 2015 dar lugar a um programa chamado Android Silver.

O primeiro a noticiar tal intento do Google foi o Android Police ainda no início de abril, a o revelar slides de uma apresentação datada do fim de 2013 sobre um plano para privilegiar dispositivos tops que atendessem algumas diretrizes. Ontem o site The Information trouxe informações mais detalhadas do programa, no que seria uma tentativa de Mountain View de oferecer a melhor experiência Android possível.

O programa consiste no Google bancar parte dos custos de desenvolvimento e marketing de determinados dispositivos premium (o que faz sentido; se é para oferecer o melhor que o Android pode fazer que seja num top de linha), e em troca o fabricante teria que minimizar ao extremo customizações e bloatwares, além de permitir que o usuário possa removê-los facilmente. Além disso o plano prevê oferecer a esses dispositivos atualizações rápidas e por um período maior de tempo (provavelmente no ritmo das versões stock) e features como proteção contra água e poeira e reconhecimento de voz.

A questão aqui não é apenas oferecer um plano que em tese parece uma evolução do programa Google Play Edition, que poderia dividir os custos de produção dos aparelhos de uma forma mais vantajosa para Google e fabricantes. O interessante é que essa seria mais uma forma de Mountain View tentar recuperar um pouco do controle sobre o Android, impondo condições de uso do sistema operacional de modo que os parceiros sejam habilitados a aderir ao plano, além de tentar melhorar a imagem do SO como um todo frente ao iOS, seu principal concorrente.

A ideia é boa, mas funcionaria? Rumores indicam que a LG e a Motorola seriam os primeiros parceiros. Já a Samsung, com 95% do market share do robozinho em tese não precisaria disso, ainda mais considerando que ela hoje brinca com o Tizen. Ainda assim, se implementado pode ser uma boa opção para os consumidores, pois ofereceria uma grande gama de smartphones com uma experiência próxima do Android puro, principalmente para nós que hoje só temos acesso ao Nexus 5, já que o programa Google Play Edition não veio para cá.

Fonte: TI via TNW.

relacionados


Comentários