Meio Bit » Arquivo » Hardware » Raspberry Pi recebe upgrade, mas o preço continua o mesmo

Raspberry Pi recebe upgrade, mas o preço continua o mesmo

Raspberry Pi B+ é lançado com mais portas USB, melhor consumo de energia, melhor som e entrada para cartão Micro-SD, tudo pelo mesmo preço de US$ 35

10 anos atrás

raspberry-pi-b-plus

O Raspberry Pi é uma ideia excelente. Um computador diminuto completo que permitiu tanto aos desenvolvedores quanto profissionais de educação terem acesso a um PC simples, barato e completamente customizável. Já vimos projetos interessantes de diversas pessoas, de entusiastas a fuçadores assim como aqueles com aplicações educacionais de verdade, como o kit Kano.

E se ele já é um produto poderoso hoje, imagine agora que ele recebeu um leve update sem ter o preço alterado.

O pessoal da Raspberry Pi Foundation anunciou neste fim de semana a mais nova versão de seu diminuto computador. Chamado de Raspberry Pi B+, seu hardware base ainda é o mesmo: chipset Broadcom BCM2835, processador ARM1176JZ-F de 700 MHz e 512 MB de RAM. As diferenças ficam por conta do número de portas USB 2.0, que de duas subiram para quatro e o slot de expansão de memória, em que um cartão micro-SD substituirá o antigo SD por questões de economia de espaço físico na placa. A porta GPIO também foi modificada, subindo de 26 para 40 pinos.

Para evitar acidentes (lembrando que o Raspberry Pi é muito utilizado por crianças nas escolas como forma de ensinar programação) seus cantos passam a ser arredondados, além dele contar com quatro slots para fixação de parafusos nos cantos, ideal para prendê-lo a um case de forma segura. Por fim os conectores de áudio estéreo e vídeo compostos foram combinados num só e a qualidade de áudio foi aprimorada. A Raspberry Pi Foundation diz também que o modelo B+ consome menos energia, entre 0,5 e 1 W.

O Raspberry Pi B+, descrito pela fundação como “a versão final” do minicomputador e não uma segunda encarnação já está disponível, e continuará a ser vendido por apenas US$ 35 pela distribuidora oficial Element14. Portanto, se você queria esperava um upgrade para adquirir um, tá aí.

relacionados


Comentários