Meio Bit » Arquivo » Hardware » Por falta de demanda, Qualcomm cancela Snapdragon 802

Por falta de demanda, Qualcomm cancela Snapdragon 802

Cinco semanas após revelar na CES 2014 o SoC voltado para Smart TVs e set-top boxes Snapdragon 802, a Qualcomm anuncia seu cancelamento for falta de demanda

10 anos atrás

qualcomm-snapdragon

Há cerca de cinco semanas atrás, a Qualcomm anunciou com certo alarde o Snapdragon 802, um SoC top de linha ao contrário do especulado até então não seria direcionado para dispositivos mobile, mas para TVs, set-top boxes e dispositivos de mídia em geral.

O motivo era simples: o 4K está se expandindo em um ritmo acelerado. Os atuais consoles suportam o formato, a Netflix começou a exibir House of Cards em 4K, o YouTube já faz streaming e TVs com suporte se multiplicam mais rápido que coelhos; a Polaroid inclusive lançou um modelo de televisor de 50 polegadas por mil dólares, um valor baixo se comparado ao praticado pelos concorrentes. Disponibilizar um processador que dê conta do conteúdo exibido era essencial, e o 802 é capaz de processar quatro canais em 4K ao mesmo tempo.

Ou melhor, era. Em um comunicado divulgado na última sexta-feira, a Qualcomm anunciou que o Snapdragon 802 não será comercializado. O principal motivo alegado é o fato de que a demanda pelo chip é menor do que a empresa esperava, o que muito provavelmente não cobriria os custos de produção. Há a grande possibilidade de que o SoC, que conta com processador Krait quad-core de 1,8 GHz e GPU Adreno 330 seja tão similar ao Snapdragon 800 e 805 que os fabricantes não estariam interessados em gastar mais dinheiro com uma licença de um chip dito dedicado a TVs.

A surpresa nesse cancelamento é que o desenvolvimento de processadores não é algo rápido. Considerando o anúncio há pouco mais de um mês, podemos dizer que a Qualcomm investiu no mínimo dois anos de P&D no 802. PAra chegar a tal decisão de não lançar o processador, é possível que o mercado de Smart TVs tenha encolhido tanto (muita gente prefere comprar um televisor “pelado” e um set-top box, e o Chromecast está fazendo a alegria dessa galera) que a demanda para um novo chip chutando as especificações nas alturas muito provavelmente seja quase nula.

Fonte: Ars Technica.

relacionados


Comentários