Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Polícia de Dubai vai usar Google Glass para combater o crime

Polícia de Dubai vai usar Google Glass para combater o crime

Além de usar carros espetaculares, agora polícia de Dubai vai usar aplicativos do Google Glass e do Android para monitorar as ruas da cidade. Além de combate ao crime, programa pretende agilizar o registro de incidentes de trânsito e reconhecimento de pessoas.

9 anos e meio atrás

698008421

Deve ser muito legal ser policial em Dubai. É uma cidade na qual o Twitter já chegou a ser banido, mas a força policial possui sua própria conta oficial na rede.

Suas patrulhas de ruas e estradas são feitas com carros modestos, como o McLaren MP4-12C, ou Lamborghinis, Aston Martins, Mercedes SLS, Bentleys e Ferraris. E Camaros, mas esses nem vale a pena citar, que fica chato.

Por exemplo:

Dubai Police with Lambo, Ferrari, Camaro: fastest cop cars in the world!

E agora os policiais vão usar o Google Glass para defender as ruas de uma das cidades mais ricas do planeta. E que tem uma das taxas mais baixas de criminalidade, mas luta com problemas bem sérios, como o tráfico de seres humanos.

A ideia é conseguir dar mais eficiência às tarefas do dia-a-dia, como checar placas, documentos e identidade de pessoas procuradas, diretamente do banco de dados central, para os olhos dos puliça.

Eles querem, inclusive, usar reconhecimento facial automático, mas tenho minhas dúvidas sobre a precisão desta visão computacional, por conta do processador do gadget do Google.

Certamente é possível, tipo isso:

https://www.youtube.com/watch?v=pVwBXr_nU9QNameTag - Google Glass Facial Recognition Beta App Demo

Mas, são imagens estáticas, ou com pessoas paradas. Quero ver isso ao vivo, com pessoas em movimento, possivelmente disfarçadas.

gif-animals-disguise-fail-934730

O quê? Você duvida de algo tão ridículo assim? Então em vez de um elefante, deixemos toda a sapiência humana falar mais alto:

epic-robery-fail-demotivational-poster-1256790260

A não ser que role uma coisa do tipo “você tem o direito de permanecer calado e se mexendo, mas se você não conversar com a gente e não parar de se mexer, acidentes acontecem…”. O programa pretende também registrar violações e acidentes de trânsito com ajuda de um app para Android.

Isso tornaria possível, em tese, garantir a diligência e idoneidade do serviço, uma vez que a central e a corregedoria poderia acionar a câmera do óculos de qualquer policial a qualquer momento. Não consegui checar se esse recurso já está — ou será — desenvolvido. Mas fica aí a sugestão.

Veja no vídeo abaixo a declaração do responsável pelas operações da Polícia de Dubai à respeito do uso do Google Glass:

Dubai Police to use Google Glass to catch traffic violators

Tenho certeza que o geek dentro de você queria ser, pelo menos por um dia, policial em Dubai, confesse.

Fonte: Reuters.

relacionados


Comentários