Meio Bit » Arquivo » Games » Hacker finalmente consegue executar homebrews no 3DS

Hacker finalmente consegue executar homebrews no 3DS

Grupo hacker explora falha no game Cubic Ninja e consegue rodar homebrews no Nintendo 3DS, inclusive usando-o para jogar Minecraft

9 anos atrás

new-3ds

A Nintendo de fato fez um excelente trabalho com o Nintendo 3DS no que diz respeito à segurança: após quase quatro anos de vida todas as tentativas de desbloquear o console portátil não deram em nada, pelo menos até agora.

Um hacker chamado Smealum divulgou um procedimento curioso mas que entrega o que promete: a possibilidade de carregar homebrews no 3DS.

O exploit chamado Ninjhax na verdade está relacionado a um bug encontrado no game Cubic Ninja, que está disponível via retail no ocidente (mas também foi lançado digitalmente no Japão), o que obviamente já causou o aumento desenfreado do custo do cartucho. O usuário precisa carregar em primeiro lugar os homebrews no cartão de memória instalado no 3DS (o novo 3DS e o 2DS, bem como as variantes XL também são suscetíveis ao exploit; deve-se dar atenção à versão do sistema instalado entretanto), então executar o game e escanear um QR Code, que dá start nos programas instalados. Já é possível rodar alguns emuladores de Super NES e Game Boy, bem como rodar o onipresente Minecraft.

A Nintendo realizou uma verdadeira guerra nos últimos anos no que diz respeito a blindar seus consoles contra a pirataria, vide a batalha judicial contra o Flash Card R4 e similares, que foram proibidos no Japão. Como a falha envolve software, é bem possível que a casa do Mario remova Cubic Ninja da eShop japonesa (UPDATE: dito e feito), bem como atualize o sistema para fechar a porta em cópias retail. De qualquer forma já sabemos que é sim possível executar programas externos ao 3DS; já rodar ROMs do console ainda acho que vai demorar.

Fonte: TC.

relacionados


Comentários