Meio Bit » Arquivo » Ciência » RIP relógio da NASA

RIP relógio da NASA

A Orion não decolou, o Ariane 5 não decolou, o satélite brasileiro corre o risco de decolar e matar mais alguns pingüins… E agora a NASA resolve destruir um dos símbolos do programa espacial, o cronômetro gigante, fino, elegante e sincero do Cabo Canaveral foi substituído por um telão chato feio e bobo.

9 anos atrás

5983736_G

É uma das imagens icônicas da exploração espacial. O cronômetro digital, que exibia a contagem regressiva para os lançamentos no Cabo Canaveral desde a Apollo 12, em 1969, foi aposentado.

Com quase 8 metros de comprimento, 349 lâmpadas compõem os 6 dígitos marcando hora, minuto e segundo dos lançamentos nos últimos 46 anos, mas todas as coisas boas um dia chegam ao fim.

A NASA estava com dificuldades em manter o painel funcionando, não era fácil arrumar peças de reposição, e acabaram decidindo trocar por um mais moderno, o que em minha opinião foi uma péssima idéia.

Eu sei que soa estranho saudosismo e conservadorismo em exploração espacial, mas o cronômetro antigo era um símbolo da tradição da NASA. Agora ele deu lugar a uma abominação, um telão de 8 × 2 metros, com 1280 × 360 pixels de resolução.

countdown-clock-0

É legal e tchuns, muito mais versátil, pode passar vídeos e mostrar os detalhes do lançamento, muito mais informações, mas quer saber? Não vale os US$ 280 mil que gastaram. Poxa, nem é Full HD.

Quer saber onde a gente consegue ver um monte de informações do lançamento, vídeos ao vivo, telemetria, etc? Em qualquer celular. Todo mundo ali tem um. Cronômetro histórico que acompanhou todos os lançamentos desde a Apollo 12? Esse só existia um.

Agora a única esperança desse painel novo se tornar algo realmente interessante será quando acontecer o inevitável:

clocknotworkingandnotorange

Fonte: GM.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários