Meio Bit » Arquivo » Mobile » [1º de abril] Microsoft anuncia Lumias com Windows XP

[1º de abril] Microsoft anuncia Lumias com Windows XP

Agora vai! Microsoft anuncia que assim que for confirmada a aquisição da Nokia, lançará um Lumia com Windows XP.

10 anos atrás

lumiaxp

A notícia pegou de surpresa Apple e Google, que não consideravam o Windows Phone como um concorrente de peso. A decisão, vinda direto do novo Presidente, Satya Nadella, não vai afetar o lançamento do WP 8.1, apenas dará ao consumidor uma nova opção.

O racional faz bastante sentido. O Windows XP é o sistema operacional mais popular da Microsoft. Lançado em outubro de 2001, está mais do que maduro. Todas as falhas de segurança mais comuns já foram descobertas e corrigidas, seu footprint de memória é mínimo e roda muito bem no hardware atual, onde celulares ostentam (sorry, Saka) processadores quadcore de 64 bits, com gigabytes de memória.

Ao contrário do Windows RT, o Lumia XP será uma versão nativa do sistema, permitindo que todas as aplicações desenvolvidas para ambiente Win32 rodem sem problemas. A interface será a mesma de sempre, com as extensões providas pelo Windows XP Tablet Edition.

Fotógrafos e videografistas já se animaram, pois poderão utilizar em seus celulares Lumia programas como Photoshop e Adobe Premiere. Arquitetos e engenheiros já manifestaram interesse, a idéia de rodar AutoCAD no celular é bem atraente.

Quem não gostou foi a Zynga e outros estúdios. Phil Spencer, recém-empossado chefão da divisão Xbox da Microsoft, explica:

Ao contrário da concorrência, onde há todo um trabalho para baixar e pagar por jogos, o Windows XP já vem de fábrica com tudo que você precisa instalado. Esqueça Candy Crush e Flappy Bird. Seu Lumia XP sai da caixa e com um toque você está jogando Campo Minado e Paciência.”

O entusiasmo no Twitter parece concordar, um retorno aos jogos de raiz, os jogos marotos, jogos de várzea é tudo que o povo queria, e a Microsoft conseguiu.

Há a vantagem também de poder executar jogos mais avançados. Consultado se o Lumia XP rodaria Crysis, Phil desconversou.

“Estamos trabalhando nisso”.

relacionados


Comentários