Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft ainda quer transformar cada Xbox One num dev kit

Microsoft ainda quer transformar cada Xbox One num dev kit

Phil Spencer diz que baixa demanda e outras prioridades postergaram conversão do Xbox One em um kit de desenvolvimento, mas Microsoft não desistiu da ideia

9 anos e meio atrás

xbox-one

Quando a Microsoft anunciou há pouco mais de um ano que cada Xbox One seria posteriormente convertido em um kit de desenvolvimento, a comunidade mais do que comemorou. Isso poderia representar a democratização definitiva da criação de games, pois cada jogador poderia não só estudar as formas de se criar games como já contaria com uma plataforma em sua própria casa para poder testar seus produtos. Notch foi um dos devs que defendeu a plataforma principalmente por esse anúncio.

Só que o tempo passou e embora o console ainda não tenha completado um ano de vida, a promessa ainda não se concretizou. O chefe da divisão Xbox Phil Spencer vem a público tranquilizar os desenvolvedores, porém a funcionalidade não está no topo das prioridades da Microsoft.

Em entrevista concedida durante a Gamescom 2014, Spencer também não se mostrou satisfeito com a situação. A Microsoft havia prometido que a conversão de cada Xbox em um dev kit seria introduzida não muito tempo depois do lançamento do console em novembro de 2013, porém diferente das inúmeras capacidades restritivas do console que caíram, esse recurso não está entre eles. "Ele ainda está nos planos", diz Spencer, "mas há diversas prioridades à frente dessa funcionalidade, e elas nos foram impostas por requisições dos próprios desenvolvedores".

O chefe de Xbox diz que muito maior do que a demanda pelo dev kit democrático é a resposta ao programa ID@Xbox, que dá apoio aos indies apra publicarem seus games na plataforma. Através dele o desenvolvedor tem acesso a dois dev kits gratuitos e ao time de suporte da Microsoft. É através dessa iniciativa que cerca que permitiu durante a feira na Alemanha o anúncio de cerca de 30 títulos indie para o Xbox One, entre eles Goat Simulator, Cuphead e Plague Inc.: Evolved.

Spencer diz que quer fazer algo "em resposta ao feedback que recebe, e não porque eu tenho vontade de fazê-lo". Como a demanda pelo ID@Xbox é maior do que os pedidos pela conversão de cada console num kit, a Microsoft preferiu focar no primeiro, mas não abandonou os planos para o segundo totalmente. Isso posto, o resumo da história é o seguinte: o time de desenvolvimento da Microsoft foca onde o rendimento será maior a curto prazo, principalmente agora em que o PS4 vende duas vezes mais que o Xbox One. Spencer ainda quer lançar o recurso, mas é fato que ele não aparecerá tão cedo nos consoles dos jogadores.

Claro, como Notch disse anteriormente o sucesso da iniciativa seria blindar o plano, fazendo com que somente quem se registrasse e pagasse uma taxa à Microsoft tivesse acesso ao desbloqueio do console como um kit de desenvolvimento, e caso seja essa a abordagem da Microsoft é compreensível que o plano ainda não tenha sido posto em prática: desenvolvedores preferem o ID@Xbox, enquanto que a conversão do console beneficiaria principalmente estudantes, entusiastas e curiosos, não gente disposta a entrar de fato no mercado. Esses já estão trabalhando com Redmond.

Fonte: E.

relacionados


Comentários