Meio Bit » Arquivo » Internet » Ex-Primeiro-Ministro da Índia mostra como ser um mané total no Twitter

Ex-Primeiro-Ministro da Índia mostra como ser um mané total no Twitter

Maldade é algo feio, mas a pura e honesta mesquinharia tem valor como entretenimento, por isso é divertido acompanhar esse caso na Índia, onde o ex-primeiro-ministro derrotado nas eleições fez algo sujo, feio e deliciosamente mesquinho: renomeou a conta oficial de Twitter do Gabinete e foi embora com ela.

10 anos atrás

vlcsnap-00004

A Índia se orgulha de ser a maior democracia do mundo, o que não contam é que eles fazem o Brasil parecer um episódio de West Wing. A CNN de lá alardeia 1 bilhão de eleitores por ser um número bonito, quando na realidade são 800 milhões. Pior ainda: todos os Gandhis candidatos não tem nenhum parentesco com o Gandhi que você conhece.

Na parte da imprensa então é pior ainda. Os jornais lá publicam matéria paga sem nenhuma indicação. Manja o tal “informe publicitário”? Não existe. Em um momento surreal e inacreditável Jason Jones, repórter do Daily Show foi cobrir as eleições no país. Descobriu que era só pagar, então arrumou uma “jornalista” que escreveu uma matéria falando de uma “pesquisa” onde 97% do povo indiano confiava nele, entre outras barbaridades.

Por US$ 2.500,00 a matéria foi publicada no The Millennium Post, um dos maiores jornais do país. Com direito a fotos claramente photoshopadas. O jornal, claro, nega tudo, diz que não vende matérias, blá blá blá.

Essa política que faz o Brasil achar que Lula Dilma Aécio e Serra esbanjam decoro agora atingiu seu ponto mais baixo. O antigo primeiro-ministro, Manmohan Singh, não foi reeleito. Quem ganhou foi a oposição. 

Como bom inquilino de partida, Singh entupiu os vasos, roubou as lâmpadas e levou até o carpete, metaforicamente falando. Em um gesto deliciosamente mesquinho ele pegou a conta oficial do primeiro-ministro da Índia no Twitter e… renomeou.

Isso mesmo. A conta @PMOIndia, que tinha 1,25 milhão de seguidores, era verificada e uma ferramenta importante de comunicação com a população foi renomeada para… @PMOIndiaArchive. Virou conta pessoal.

Bharatiya Janata, partido do novo primeiro-ministro, Narendra Modi subiu nas tamancas e fez o mais esperado: xingou muito no Twitter.

xingamuitonotuinto

Convenhamos, foi uma senhora sacanagem. Eu até entenderia se a Dilma fizesse algo assim, a conta dela é pessoal, Não é @PresidentaDoBrasil, @PresRep ou algo assim. Em um mundo ideal ela se voluntariaria a renomear a conta e repassar ao sucessor, mas não é algo que eu cobraria.

Já @PMOIndia é sacanagem.

O lado bom é que podemos aplicar o velho ditado, que de onde menos se espera aí que não vem nada mesmo. Como pensar em cooperação, governo multipartidário, bem comum quando nem uma conta de Twitter querem compartilhar?

A lição é que na Índia é cada um por si.

relacionados


Comentários