Meio Bit » Arquivo » Hardware » Lenovo vende mais smartphones do que PCs pela primeira vez

Lenovo vende mais smartphones do que PCs pela primeira vez

Sinal dos tempos: Lenovo revela que vendeu mais smartphones que PCs no último trimestre e anuncia planos para se tornar fum forte player no mercado global

10 anos atrás

lenovo

A Lenovo tem motivos de sobra para estar empolgada a respeito de sua divisão de smartphones. Além de ter adquirido a Motorola quando o Google se desfez dela (tendo devidamente absorvido suas melhores partes), o mercado chinês de dispositivos mobile está aquecido de tal forma que proporcionou à atual maior fabricante de computadores do mundo assumir a liderança do segmento mobile no país. E a missão agora é se tornar um grande player do mercado global.

A Lenovo reporta em seu relatório financeiro que no primeiro trimestre fiscal de 2014 (abril a junho) o lucro líquido da companhia aumentou 23% em comparação a 2014, com um montante de 214 milhões de dólares. Isso superou as projeções anteriores, que apontavam um lucro líquido de US$ 202 milhões no período. Em 2013 a Lenovo lucrou US$ 174 milhões no mesmo espaço de tempo, e o motivo repousa principalmente no crescimento de sua participação no mercado de smartphones chinês. Com uma alta demanda em casa, o número de unidades enviadas para as lojas em todo o mundo aumentos impressionantes 39%, e não só isso: a empresa agora é a líder em seu país, à frente de concorrentes fortes como Huawei e Xiaomi.

Isso se deve principalmente à mudança de estratégia: ainda que a Lenovo seja a maior fabricantes de PCs do mundo, seu relatório aponta que pel primeira vez ela vendeu mais smartphones do que computadores: foram 15,8 milhões de dispositivos mobile enviados contra 14,5 milhões de desktops e notebooks, e essa é a primeira vez que isso ocorre. Tudo bem que são números impressionantes, é o 21º trimestre seguido que a fabricante lidera o mercado de PCs, mas é fato que o mercado está definhando e a tendência é só piorar, embora o lançamento do Windows 9 possa vir a dar um gás nos computadores pessoais. Por outro lado, equipamentos mais simples como os Chromebooks têm tudo para continuar vendendo bem.

O próximo passo da Lenovo é expandir agressivamente sua participação no mercado de smartphones em todo o mundo, mesmo ela já sendo a quarta maior fabricante de disposivitos mobile. O CEO Yang Yuanqing disse que "a China ainda é um dos mercados mais importantes para a Lenovo, mas no momento temos maiores oportunidades em outros mercados". Atualmente a fabricante está trabalhando para introduzir sua linha de celulares no Brasil: embora tenha adquirido a CCE e a Motorola, é desejo da empresa trabalhar com sua própria linha de dispositivos por aqui. Os modelos Vibe X e Z são esperados há algum tempo, mas ainda não há informes de quando eles darão as caras por aqui.

Fonte: R.
Cupons de Desconto Lenovo

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários