Meio Bit » Arquivo » Hardware » IFA 2014: Sony lança linha Xperia Z3 e modelo de entrada E3

IFA 2014: Sony lança linha Xperia Z3 e modelo de entrada E3

Sony traz várias novidades à IFA 2014: seu novo top de linha Xperia Z3, a versão resumida Z3 Compact, o Z3 Tablet Compact e o modelo de entrada Xperia E3

9 anos e meio atrás

xperia-z3-lineup

A Sony trouxe um carrinho cheio de novidades para a IFA 2014. De uma só vez ela revelou quatro novos aparelhos: seu novo top de linha Xperia Z3, a versão resumida Z3 Compact, o irmão maior Z3 Tablet Compact e o Xperia E3, um dispositivo de entrada que conta com conexão 4G/LTE.

xperia-z3

A Sony está fazendo a mesma coisa que a Samsung, ao atualizar seu dispositivo top de linha a cada seis meses. A diferença é que a Sammy é mais esperta: como ela conta com dois produtos diferentes, as linha S e Note, na prática cada um só é atualizado uma vez por ano; entretanto o departamento de marketing passa a tratar o lançamento mais recente como seu mais moderno dispositivo, independente de se tratar de um smartphone de tamanho normal e um foblet (e verdade seja dita, já são dois anos seguidos em que a linha Note é consideravelmente superior à linha S no que diz respeito à hardware, o que me faz pensar se a Samsung prefere seus foblets com canetinha).

Já a Sony só possui a linha Xperia Z, e o Z2 foi apresentado justamente na MWC 2014, e agora ele já se torna obsoleto com a chegada do Z3, certo? Errado! O hardware do novo modelo é praticamente o mesmo do Z2, contando com SoC Snapdragon 801 da Qualcomm, quad-core com clock de 2,3 GHz e GPU Adreno 330, 3 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno expansível via Micro-SD, display IPS de 5,2 polegadas com resolução Full HD (424 ppi), câmera principal de 20,7 megapixels com sensor Exmor capaz de sustentar ISO 12.800 e lentes série G (novidade: de 25 mm), tecnologia de processamento de imagens BIONZ e é capaz de filmar em 4K a 30 fps, câmera frontal de 2,2 MP e conexão 4G/LTE.

O que muda: a bateria encolheu de 3.200 mAh para 3.100 mAh, mas isso é explicado pelo fato de que o Z3 é mais fino, com apenas 7,3 mm de espessura. Além disso, o design de bordas arredondadas o deixa mais arrojado na teoria. Além disso ele é ligeiramente menor, com o display ocupando mais área de contato e com isso, ele acaba sendo mais confortável. O único problema é que sendo tão próximo do Z2 (e esse muito similar ao Xperia Z), muita gente pode não considerar que seja necessário um upgrade, a menos que venham de outros modelos de smartphones da concorrência. Eu mesmo não aconselho um dono de Z2 a migrar para o Z3, é desperdício de dinheiro.

http://www.youtube.com/watch?v=x9aDM9XIcu4Sony Xperia™ Z3 – a premium waterproof* smartphone in a stunning durable design

xperia-z3-compact

Na esteira do Z3 vieram mais dois produtos: o Z3 Compact é a versão resumida pero no mucho do seu irmão maior. O hardware é o mesmo, com exceção do display HD de 4,6 polegadas (319 ppi), apenas 2 GB de RAM e bateria de 2.600 mAh. De resto ele é idêntico ao Z3, mostrando mais uma vez à Samsung que um modelo "mini" de seu carro-chefe nem sempre precisa significar um hardware inferior.

http://www.youtube.com/watch?v=fTflOPSyWg0Sony Xperia™ Z3 Compact – demand great in a waterproof* compact smartphone

xperia-z3-tablet-compact

Além dele há também o Z3 Tablet Compact, uma versão menor do Z2 Tablet apresentado junto com o high-end anterior da Sony na MWC. Ele é um dispositivo com display de oito polegadas com display Full HD (275 ppi), SoC Snapdragon 801 a 2,5 GHz, 3 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno com direito a entrada micro-SD, câmera principal de 8,1 MP e frontal de 2,2 MP. Toda a linha Z3 possui certificação IP68, o que garante proteção contra poeira e banhos acidentais.

http://www.youtube.com/watch?v=P16XbwrjqkcSony Xperia™ Z3 Tablet Compact – the world’s lightest and most powerful compact tablet*

xperia-e3

Por fim temos o Xperia E3, seu novo dispositivo de entrada. Ele é bem básico, com SoC Snapdragon 400, quad-core com clock de 1,2 GHz e GPU Adreno 305 (é isso aí, pessoal: assim como a Microsoft tem feito com a linha Lumia, quad-core agora é feature padrão em entry level), 1 GB de RAM, 4 GB de espaço interno (muito pouco eu diria, mas há a entrada para Micro-SD), display IPS de 4,5 polegadas com resolução de 854 x 480 pixels (218 ppi), câmera principal de 5 MP e frontal VGA, bateria de 2.330 mAh e surpreendentemente conexão 4G/LTE, mostrando que 3G deixou de ser padrão há tempos (apesar de algumas fabricantes insistirem que 4G ainda é luxo). Além das várias opções de cores, o que é normal em dispositivos mais baratos, a Sony diz que uma versão Dual-SIM será apresentada em breve.

http://www.youtube.com/watch?v=UcK8XyybDn4Sony Xperia™ E3 – an affordable, fun smartphone in a range of colours

Todos os modelos rodam Android 4.4.4 KitKat e são esperados para o outono do hemisfério norte.

relacionados


Comentários