Meio Bit » Arquivo » Mobile » Nexus 4 e Nexus 7 também receberão o Android 5.0 Lollipop

Nexus 4 e Nexus 7 também receberão o Android 5.0 Lollipop

Google muda as regras do jogo: Nexus 4 e 7 de primeira geração receberão o Android 5.0 Lollipop, mesmo tendo excedido os 18 meses de vida

9 anos e meio atrás

chaves-pirulito

Uma coisa da qual ninguém pode reclamar da Apple, é a atenção que a empresa dispende às atualizações do iOS. Não só o fato de Steve Jobs ter brigado com todo mundo para garantir que os updates não fossem freados pelas operadoras, mas mesmo os dispositivos mais antigos são elegíveis, não importando terem dois ou três anos de vida (ok, o iPhone 4S com iOS 8 fica uma caca, mas divago).

A política de atualizações do Google, bem como da Microsoft é categórica: o Android e o Windows Phone só possuem 18 meses de updates garantidos, passou disso eles são lançados à própria sorte. Mas o lançamento do Android 5.0 Lollipop representou uma mudança de pensamento de Mountain View, já que mesmo os Nexus 4 e 7 serão atualizados.

O Google expandiu consideravelmente sua linha de dispositivos com Android puro com o Nexus 6, o tablet Nexus 9 e o Nexus Player. Só que além dos dispositivos lançados em 2013 que obviamente receberão a nova versão do robozinho verde, tanto a primeira geração do Nexus 7 quando o Nexus 4 também serão atualizados, algo que não ocorreu com o Galaxy Nexus quando o Android 4.4 KitKat chegou, devido a desculpa padrão de que o tempo de vida do dispositivo já havia excedido o de cobertura.

nexus-4

Cá entre nós sabemos que tanto o Nexus 7 (os dois na verdade) quanto o Nexus 4 são aparelhos de qualidade bem superior ao smartphone com Android puro da Samsung, pois a LG e a Asus realizaram um excelente trabalho. A Sammy posteriormente acertou com o Nexus 10, e talvez por se tratarem de gadgets com uma excelente performance mesmo dois anos depois, e como o Android 5.0 foi desenvolvido para ser extremamente flexível e rodar em qualquer dispositivo (mesmo os mais simples), não soltar o update para ambos aparelhos apenas porque o prazo expirou seria muita sacanagem.

Por sorte e talvez para afastar o fantasma da obsolescência programada, a empresa decidiu que toda a linha será atualizada. Há de se notar entretanto que como o Google não especificou qual Nexus 7 será atualizado, o mais provável é que ambos receberão pirulitos de presente. Isso é muito bom, pois pode ajudar a aumentar a confiança do consumidor pois caso isso vire regra (quem sabe com três anos de updates garantidos), os dispositivos Nexus serão muito mais atraentes por aliar qualidade, experiência de Android puro, preço competitivo e atualizações garantidas por muito mais tempo que a concorrência.

Fonte: BGR.

relacionados


Comentários