Meio Bit » Arquivo » Internet » Foi Ráquer: Google se desculpa por "Praça Adolf Hitler" no Maps

Foi Ráquer: Google se desculpa por "Praça Adolf Hitler" no Maps

Modificação inadequada no Google Maps renomeia praça de Berlim para seu antigo nome da época da Alemanha Nazista. Filial européia se desculpa pela gafe.

10 anos atrás

fg_ep077_14
*Sim, Ráquer, foi proposital.

Durante o período no qual os nazistas governaram a Alemanha, muitas ruas e praças públicas foram renomeadas para homenagear Adolf Hitler. Depois que a guerra acabou, várias destas localidades, obviamente, voltaram a ter seus nomes originais. É, mas parece que alguém usou o Google Maps para demonstrar que discorda um pouco disso.

Entre os anos de 1933 e 1947, a Theodor-Heuss-Platz (ou praça Theodor-Heuss), em Berlim, teve seu nome alterado pelo regime nazista, tornando-se então Adolf-Hitler-Platz. Tratava-se da praça bem no centro de uma área que era pra ter um papel de destaque na planejada "Germania", uma capital global prevista no Terceiro Reich.

tumblr_mmobxmUobR1rasnq9o1_1280

Segundo alguns sites como o Spiegel e o Tribune, do New York Times, alguém com acesso ao sistema do Google Maps alemão alterou o registro da praça novamente para o nome que homenageava o Führer. Vários internautas alemães notaram o erro e passaram a inundar as redes sociais reclamando, com todo direito, do erro absurdo.

657351-imagegalleryViuvt-1389365672-754-640x480

E como algo assim pode ter acontecido? A porta-voz da unidade alemã da empresa, Lena Wagner, disse à AFP que eles não sabem ao certo como que a troca do nome aconteceu. Mas se desculpou:

"Nós ficamos sabendo sobre um nome de rua falso e inadequado no Google Maps, que foi corrigido imediatamente. Pedimos desculpas por este erro." - disse ela.

De fato o nome do líder nazista não é mais visível na ferramenta, e quem buscar por Adolf-Hitler-Platz é direcionado para a Theodor-Heuss-Platz, já com o nome correto.

theodorplatz

Agora ficam as dúvidas: foi um hacker que fez a piadinha de mal gosto? Foi algum (ex-) funcionário? Se sim, duvido que não exista um log registrando isso. E aí como faz com essa coisa de "Não sabemos bem o motivo..." ?

Algo semelhante já aconteceu no Brasil. Sem o contexto histórico, claro, mas em 2010 o Google Street View cometeu uma gafe, ao chamar o estado do Rio de Janeiro inteiro de Landfill, palavra que, em inglês, significa aterro sanitário, popularmente conhecido como lixão.

Fontes: Spiegel e Tribune.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários