Meio Bit » Arquivo » Games » Rise of the Tomb Raider será um exclusivo Xbox [UPDATE]

Rise of the Tomb Raider será um exclusivo Xbox [UPDATE]

Crystal Dynamics e Microsoft revelam que Rise of the Tomb Raider, segundo game do reboot de Lara Croft será um exclusivo temporário da plataforma Xbox

9 anos e meio atrás

rise-of-the-tomb-raider

Por essa ninguém esperava. Depois de revelar um teaser na conferência da Microsoft na E3 e de algumas informações apontarem para um título multiplataforma, a Crystal Dynamics surpreende a todos ao revelar durante a Gamescom 2014 que Rise of the Tomb Raider, segundo game do reboot de Lara Croft será um título exclusivo da plataforma Xbox, muito provavelmente ficando restrito ao console da atual geração.

Quem soltou a bomba durante a conferência da Microsoft foi o próprio Darrell Gallagher, o responsável pelo estúdio que produziu o reboot, distribuído pela Square-Enix. Em nota, a Crystal Dynamics deu seus motivos dizendo que a parceria com a Microsoft permitirá a entrega de um título com qualidade ímpar, o que chamou de "uma experiência verdadeiramente especial". Ao concentrar os esforços de desenvolvimentismo em apenas uma plataforma, Rise of the Tomb Raider será um título não só melhor que Tomb Raider, mas atingirá um patamar superior caso permanecesse como um multiplataforma.

Evidente que apesar de dizerem que o título será "exclusivo do Xbox", muito provavelmente o Xbox One será o único contemplado com ele, já que cada vez mais desenvolvedores estão puxando o carro do Xbox 360 e também do PS3. A E3 2014 foi um bom termômetro para medir que daqui para a frente, títulos exclusivos e mesmo games multiplataforma vão rarear nos consoles da sétima geração.

A questão principal não é saber se Rise of the Tomb Raider sairá ou não para o 360 (Breaking News: sairá), mas se ele posteriormente não chegará ao PC e consoles da Sony (Wii U? Acho difícil, mas não impossível). Apesar de ser uma situação completamente diferente (motivado principalmente por problemas financeiros), a Crytek está preparando o lançamento de Ryse: Son of Rome para o PC. Pode ser que se trate de exclusividade temporária, apesar de tanto a Microsoft quanto a Crystal Dynamics dizerem com todas as letras que o título "só será possível no Xbox". Bom, além de Ryse diziam isso de Dead Rising 3 também.

A estratégia da Square-Enix em privilegiar o Xbox One pode ser válida, mas em se tratando de números o PS4 está vendendo muito mais do que o concorrente, portanto mesmo que o game seja um sucesso ele vai vender menos. Claro, a Microsoft pode utilizar o título como um console seller, já que dois de sua lineup inicial deixaram de ser exclusivos.

Independente disso, Rise of the Tomb Raider é esperado para o período de festas de 2014 2015.

Fonte: XOM.

UPDATE: e não é que eu tinha razão? O chefe de Xbox Phil Spencer confirmou à Eurogamer que de fato Rise of the Tomb Raider terá exclusividade temporária para Xbox One e Xbox 360, mas não informou quanto tempo isso durará; apenas que a Microsoft não adquiriu direitos de exclusividade definitiva.

relacionados


Comentários