Meio Bit » Arquivo » Internet » Se depender do Twitter o Brasil goleou o México

Se depender do Twitter o Brasil goleou o México

Vocês viram que vitória esmagadora do Brasil sobre o México? Como? No Twitter, é claro. Foram quase 9 milhões de mensagens comentando o jogo, mostrando que a Segunda Tela veio para ficar. Clique e assista no mapa mundi onde e quando esses 9 milhões de tweets foram enviados.

10 anos atrás

torcedoras

Para desgosto da FIFA e suas regras imbecis, essa Copa está sendo a Copa das Redes Sociais. A Segunda Tela, vendida como apps por fabricantes de TVs e empresas de mídia é a tela que quisermos, mostrando as redes que acharmos melhor.

Um efeito disso é que os círculos de conversação se ampliaram. Mesmo um jogo chato como Brasil × México é fonte de memes, gracinhas, fotos de torcedoras edificantes, comentários e deliciosas e inofensivas gafes:

globonews

#globomente

Esses olhos todos valem muito dinheiro, e os números impressionam. Durante Brasil e México foram 8,95 milhões de tweets relacionados com a peleja: foram 99.444 tweets por minuto. Gente interagindo no mundo todo. O legal é que o Twitter uma uma ferramenta de bigdata para visualizar esses tweets:

heatmap

Se você clicar aqui pode ver uma versão comprimida dos 90 minutos do jogo. É interessante ver que ninguém no Japão ficou acordado, mas no Alaska uns valentes acompanharam o jogo com atenção. Deve ser o pessoal do Cornelia Marie. Também fica claro que o grande nome do jogo era o Brasil. Os pontos representando menções ao México eram poucos e mesmo no próprio país.

Esse tipo de análise de dados vem sendo usado para fins bem mais nobres do que futebol. Há gente usando para prever epidemias e até avaliar intensidade e efeitos de terremotos. O mais impressionante é que são dados reais, em tempo real. Isso simplesmente não existia, 10 anos atrás.

A única parte chata é que o Futuro não vem com manual de instruções, então não temos idéia do potencial total desse tipo de ferramenta, talvez em uns 5 anos esse uso seja infantil, mas até lá já dá pra se divertir.

Fonte: TwitterData, que está fazendo um acompanhamento muito legal da Copa.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários