Meio Bit » Arquivo » Internet » Uso do Facebook Messenger mobile agora é obrigatório

Uso do Facebook Messenger mobile agora é obrigatório

Donos de iPhone e Android serão obrigados a utilizar o Facebook Messenger para conversar via mobile; iPad e Windows Phone são poupados por enquanto

10 anos atrás

facebook-messenger

O Facebook não mais permitirá que você utilize o app principal para conversar diretamente com seus amigos e familiares. Considerado por Mark Zuckerberg uma funcionalidade "de segunda linha" principalmente porque ela nunca foi aprimorada (é bom lembrar, Zuck odeia mobile e foi levado para ele acorrentado enquanto se debatia), a solução foi desenvolver um app acessório, o Messenger. Por um bom tempo ele foi considerado opcional, mas agora isso acabou.

O Facebook anunciou que nos próximos dias o uso compulsório do Messenger será estendido a todos os usuários, e a opção de chat do app principal será desativada em definitivo. A migração vinha sendo realizada aos poucos desde abril, principalmente entre usuários europeus. Representantes da rede social dizem que a resposta do público foi boa: em média a velocidade das mensagens aumentou em 20% e para os devs a situação também é vantajosa, pois faz com eles não mais precisem ter que gerenciar versões diferentes do chat em inúmeros dispositivos.

O grande problema do Facebook obrigar o usuário a utilizar o Messenger nem é o fato de termos que lidar com uma miríade de apps acessórios, mas sim o trabalho de jerico que a equipe do Zuck faz com suas aplicações mobile: tanto o app principal quanto seus filhotes são verdadeiros devoradores de recursos, tanto memória, processamento e bateria. Em suma, os apps do Facebook são tão pesados que não obstante comprometem a performance geral de aparelhos mais modestos; dispositivos de até 1 GB de RAM sofrem para lidar com o Facebook, imagine rodando também Messenger, Paper, Slingshot e até mesmo o Home, se é que alguém ainda lembra dele. E se você for famoso ainda tem o Mentions.

Por enquanto a obrigatoriedade será restrita a usuários de iPhone e Android. Por enquanto donos de iPad e Windows Phone e quem acessa o Facebook via web não precisam do Messenger para conversar com seus amigos, só que no caso dos dois primeiros, é fato que isso não irá durar. Eu só lamento pelo fato de que será mais um app que o usuário será obrigado a utilizar, e como o Facebook não sabe lidar com mobile serão mais recursos sendo consumidos sem necessidade, já que ao meu ver o ideal seria otimizar a aplicação principal.

Fonte: C.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários