Meio Bit » Arquivo » Ciência » Missão Dada é missão cumprida: Embraer apresenta o KC-390

Missão Dada é missão cumprida: Embraer apresenta o KC-390

Saiu saiu saiu: como prometido a Embraer fez o roll-out do KC-390, seu novo avião de transporte, criado para substituir o arcaico Hércules. Clique e veja o vídeo oficial, é ótimo pra autoestima.

9 anos atrás

yourfile

Existem vários Brasis. Existe o Brasil das teles, que se esforçam para prover o pior serviço possível dentro da legalidade. Existe o Brasil onde cientistas precisam fazer vaquinhas para financiar suas pesquisas.

Existe o Brasil onde homepatia é reconhecida pelo SUS mas Físico não é uma profissão. Existe o Brasil que depois de quase uma década e inúmeros acontecimentos vergonhosos foi expulso da Estação Espacial Internacional, por calote e incompetência. Existe o Brasil que tem um datilógrafo em sua Agência Espacial.

Do outro lado há o Brasil da Fiocruz, o Brasil da Embrapa, o Brasil da Embraer. Essa, confortável em sua área de aviação regional e jatos executivos resolveu empreender, ousar e mostrar mais uma vez que não tem nenhum ranço do seu tempo como estatal. Resolveram que era hora de ingressar no restrito clube da aviação militar de transporte.

Como já falamos aqui, o KC-390 veio para substituir o Hércules, plataforma altamente vencedora mas cujas células estão no limite de sua vida útil. É uma aeronave extremamente versátil, capaz de operar na Amazônia, no Saara e na Antártica. Pode levar tropas, transportar carga, veículos e, não duvido, um dia quem sabe até virar um AC-390. Tenho certeza que a Força Aérea adoraria um bicho desses armado até os dentes.

1_KC390_DR4_012013_Flying6

No dia 21 de outubro, ontem, com a presença do Ministro da Defesa e representantes de 32 países a Embraer apresentou o primeiro protótipo do KC-390, com direito a um mini-trator de controle remoto puxando o bicho do hangar, muito chique.

Estão previstos dois protótipos e o primeiro vôo até o final do ano. As unidades de produção começarão a ser entregues em 2016. Só o Brasil vai comprar 28. Até os correios querem pelo menos 5. Há cartas de intenção de vários países, totalizando mais de 60 unidades. US$ 3 bilhões em faturamento, e isso se não encomendarem os modelos mais caros, com roda de liga leve, ar e direção.

Veja o vídeo de apresentação. Esse é o Brasil que deu certo:

Roll-out Embraer KC-390

Leia também:

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários