Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Descanse em paz Kodak BW400CN

Descanse em paz Kodak BW400CN

O filme preto e branco Kodak BW400CN é mais um que entra na lista de filmes descontinuados por conta da queda nas vendas. Uma pena, pois era uma das opções para quem quer fotografar em preto e branco e gastando pouco.

10 anos atrás

Nessa semana vou desenvolver uma atividade de pin-hole com um grupo de crianças na cidade de Teodoro Sampaio, no oeste do Estado de São Paulo. Para construir uma pin-hole com caixa de fósforo são necessários alguns materiais. Entre eles precisamos do bom e velho rolo de filme fotográfico. Desde 2008 não comprava um rolo de filme fotográfico e, sem muita esperança, liguei no laboratório fotográfico com que trabalho para saber se conseguiria comprar uma grande quantidade de filmes (pelo menos 4 caixas) e fazer a revelação de todo esse material. Tive uma grata surpresa ao ser informado que ainda existem vários profissionais na região que ainda trabalham exclusivamente com filme fotográfico e havia um grande estoque na loja. Isso mesmo, em plena Era Digital ainda temos pessoas que desenvolvem atividades profissionais com a película fotográfica. Revelar os filmes não era problema, mas comprar em grande quantidade o filme virgem era. Então eu estava salvo.

Mas, esse não é o principal assunto deste texto. Semana passada, a Kodak Alaris fez um anúncio muito triste para quem gosta de produzir fotos em preto e branco com câmeras analógicas (sim, eu sei que esse termo é errado, mas facilita a compreensão). Em algum ponto do final da década de 1990 (não vou me lembrar precisamente), uma boa notícia animou aos fotógrafos que gostariam de fazer fotografias em preto e branco, mas não tinham conhecimento ou dinheiro para manter um quarto escuro para revelação de suas imagens. Estou falando de filmes que fotografavam em escala de cinza e podiam ser revelados no processo C-41 utilizado nos filmes fotográficos coloridos. Ou seja, você poderia fotografar em preto e branco e revelar o seu filme em qualquer minilab tradicional.

O BW400CN é um destes filmes. Infelizmente a sua caminhada chegou ao fim. Em um comunicado feito ao público, a Kodak Alaris afirma sentir muito ao tomar essa decisão, mas a queda do consumo deste filme tornou a sua existência impossível. A roda do capitalismo não pode parar. A empresa garante que ainda existem estoques para manter a venda por mais 6 meses. Se você nunca fotografou com filme preto e branco e quer saber qual a sensação utilizando um filme barato, então a sua praia é o BW400CN. Aproveitem enquanto ele ainda existe.

Kodak_bw400cn

relacionados


Comentários