Meio Bit » Arquivo » Internet » Cortana pode ser incluída na linha Lumia em fase beta na BUILD 2014

Cortana pode ser incluída na linha Lumia em fase beta na BUILD 2014

Cortana, a IA de série Halo e futura assistente virtual da Microsoft pode ser incluída na linha Lumia em abril; voz da atriz Jen Taylor será mantida

10 anos atrás

cortana-halo-4

E as novidades acerca BUILD 2014 que será realizada em abril não param. Já é quase certo a empresa apresentará o Windows Phone 8.1 (vulgo Blue), além do Update 1 do Windows 8.1. Entretanto já andaram pipocando informes que a primeira versão do suposto Windows 9 também possa dar as caras na conferência, já que o a última versão do sistema para desktop não agradou e Redmond deseja unificar as plataformas o mais rápido possível.

A segunda atração que pode aparecer na conferência vai agradar os fãs da franquia Halo: já é sabido que a Microsoft está trabalhando numa assistente virtual nos moldes da Siri, mas ao invés de ser uma auxiliar de consulta ela seria uma administradora das plataformas Windows do usuário, se retroalimentando de informações e sendo de certa forma, inteligente. E claro, aproveitando sua franquia de maior sucesso nos games ela foi batizada de Cortana, a IA que auxilia Master Chief em sua missão de combater a teocracia alienígena Covenant.

A princípio Cortana não daria as caras enquanto não fosse um recurso verdadeiramente revolucionário, entretanto tudo indica que o desenvolvimento da IA está de tal modo avançado que ela pode ser incluída na linha Lumia da Nokia (provavelmente nos aparelhos tops de linha) já em abril, ainda que em fase beta. O time de desenvolvimento não está com tanta pressa, o prazo máximo para Cortana estar plenamente funcional é 2016. De todo modo a atriz Jen Taylor, que empresta sua voz à personagem está confirmada como a voz da assistente, o que é minimamente obrigatório para manter a identificação com a série. Afinal, quem nunca quis ser Master Chief?

Os planos da Microsoft são no entanto mais ambiciosos: Cortana não ficaria restrita às plataformas Microsoft, mas passaria a ser o programa de reconhecimento de voz do Bing, o que garantiria sua presença também no iOS, Android, Xbox One e no próprio Windows 9. Ainda que a possibilidade de integrar o controle seja muito provavelmente restrito às plataformas Microsoft, será muito interessante ver duas assistentes virtuais brigando no iPhone. A Siri tem todo o banco de dados do Wolfram Alpha, mas o Bing também não fica atrás. No fim será uma escolha pessoal, mas Cortana lava vantagem por um motivo: ela tem um corpo e rosto. Virtual, mas tem.

Fonte: PA.

relacionados


Comentários