Meio Bit » Arquivo » Hardware » Procura-se root do Galaxy S5 da AT&T e Verizon. Paga-se bem

Procura-se root do Galaxy S5 da AT&T e Verizon. Paga-se bem

Comunidade do XDA Developers vai pagar US$ 18 mil para quem conseguir desbloquear o Galaxy S5 das operadoras AT&T e Verizon!

10 anos atrás

galaxy-s5

Como se não bastassem as inúmeras customizações que os fabricantes enfiam em smarthphones Android, às vezes tornando-o algo completamente irreconhecível frente ao programa puro, há também a quantidade de entulho que as operadoras adicionam em seus dispositivos bloqueados. Muita gente prefere adquirir celulares com planos ou já possuem contas pós-pagas, e utilizar um plano de fidelidade muitas vezes se reflete em adquirir um aparelho por um preço menor. Depois basta fazer root, trocar a ROM e utilizar o smartphone como quiser.

Só que a Samsung vem dificultando a vida da comunidade nos últimos tempos. Como se não bastasse a famigerada trava de região, até o presente momento ninguém conseguiu desbloquear o Galaxy S5 das operadoras norte-americanas AT&T e Verizon. Sete semanas após o lançamento, até agora não há uma solução aparente para se realizar o root nessas versões do dispositivo, o que levou o pessoal do XDA Developers a tomar uma decisão para motivar os hackers: uma recompensa em dinheiro para o primeiro que fornecer um método completamente funcional para desbloquear o S5.

No caso, bloquear o bootloader e fechar os exploits é uma decisão das operadoras, mas como a Samsung aparentemente está de mãos dadas com elas, ela tem feito de tudo para que os consumidores que adquirirem os aparelhos com planos de dados não sejam capazes de ter acesso root. A HTC pensa de outra forma, ela até oferece uma ferramenta em seu site caso um consumidor queira desbloquear seu aparelho. A Samsung se recusou a responder por que não faz o mesmo, dizendo apenas que esse é um assunto das operadoras.

Voltando à recompensa, o valor total do prêmio está em US$ 17.960,00; que será pago àquele que conseguir desenvolver um método que funcione em ambas as versões do S5. Caso ele consiga desbloquear apenas um, vai levar uma parte apenas. Diferente do que acontece em casos de crowdfunding onde há uma meta a ser atingida, os próprios membros estão oferecendo quantias arbitrárias, portanto a recompensa final vai aumentar quanto mais tempo levar para a ferramenta ser disponibilizada.

Se isso se tornar regra em dispositivos Samsung, com o tempo power users poderão se sentir desestimulados a adquirir seus dispositivos, já que somente desbloqueando um aparelho é possível ter acesso a ferramentas poderosas de monitoramento, bem como acesso total ao smartphone. A LG e a HTC podem sair muito beneficiadas disso, assim como o desenvolvedor que levar essa bolada para casa. A menos que AT&T e Verizon disponibilizem ferramentas próprias para desbloqueio: se isso acontecer a recompensa será obviamente retirada.

Fonte: XDA.

relacionados


Comentários