Meio Bit » Arquivo » Fotografia » As câmeras utilizadas nos filmes indicados ao Oscar

As câmeras utilizadas nos filmes indicados ao Oscar

A revista Setlife divulgou a lista de câmeras utilizadas para produzir os filmes indicados ao Oscar. Supremacia das ARRI Cams e ausência completa das aclamadas RED.

10 anos atrás

O Ronaldo Gogoni tocou em um assunto interessante em seu texto sobre o fim da distribuição de cópias analógicas de filmes anunciado pela Paramount. Hoje o digital está dominando totalmente as várias etapas de produção de filmes em Hollywood. Interessante que essa substituição de tecnologia tenha chegado primeiro ao consumidor final, com a a chegada do DVD (eu estou nessa desde o início da tecnologia) e só agora está dominando a outra ponta do processo, a produção dos filmes.

Em tempos de cinema digital e câmeras de vídeo com potência exorbitante (lembrando aqui das tecnologias com 4k de definição), fica interessante saber o que o pessoal de Hollywood finalmente está usando para gravar os grandes filmes. A revista Setlife divulgou uma lista muito bacana sobre as câmeras, lentes e filmes que foram utilizados para gravar as produções que estão concorrendo ao Oscar. Informações bacanas para desmistificar coisas que muitos pensavam ser verdades absolutas. Primeiro ponto: quase 100% dos filmes concorrentes se utilizaram de câmeras ARRI, sejam as digitais (Alexa) ou as de filme (Arriflex). A coisa foi tão gritante que o próprio site da ARRI fez uma nota indicando os filmes e as câmeras utilizadas. Segundo ponto: várias outras câmeras, de diversas marcas, são utilizadas como complemento para as ARRI. Encontramos  GoPro Hero3 (Capitão Phillips), Canon C300 (Ela) e Canon C (O Lobo de Wall Street). Terceiro ponto: embora tenha um marketing incrível, todo mundo fale delas como referencial e por estarem sempre em listas de desejos, é estranho não ver nenhuma grande produção utilizando uma câmera RED.

A última análise é que, das produções indicadas para Melhor filme, quase a metade ainda se utilizaram de filme negativo (embora também de tecnologia digital). Os filmes preferidos são Fuji Eterna Vivid e o Kodak Vison.

melhores_filmes_2014

 

Fonte: No Film School 

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários