Meio Bit » Arquivo » Internet » Apple não ama o Bitcoin: apps da criptomoeda são removidos da iTunes Store

Apple não ama o Bitcoin: apps da criptomoeda são removidos da iTunes Store

Apps para iOS que controlam carteira virtual do Bitcoin são removidos sumariamente da iTunes Store; desenvolvedores acusam Apple de eliminar a concorrência

10 anos atrás

bitcoins

Ó tempo vai passando e ninguém entra num acordo da legalidade dos Bitcoins. Para muitos economistas eles são uma falcatrua na sua essência, pois facilitam a lavagem de dinheiro e seu uso na contratação de negócios escusos. Por outro lado muita gente está ganhando grana de verdade com a especulação da moeda, cujo maior detentor no momento é o Governo dos Estados Unidos e que prefere deixar as moedinhas virtuais congeladas.

Fazer pagamentos com Bitcons é até simples, basta acessar sua carteira virtual no desktop ou através de apps para Android ou iOS. Ou melhor, a última opção não é mais viável já que a Apple realizou um pogrom na iTunes Store, escorraçando várias aplicações do tipo. O Blockchain, o mais popular deles foi o último a dançar.

Há quem diga que a Apple está assumindo a defensiva: na possibilidade do Bitcoin ser considerado ilegal, eliminar os apps seria a opção mais sensta para evitar associação. Só que a equipe do Blockchain não engoliu. Em uma postagem o grupo relata que a decisão de remover a aplicação foi unilateral e a empresa não foi consultada, tendo recebido a resposta de Cupertino que o app era "um problema sem solução". Ora, segundo eles o Blockchain era basicamente o mesmo app há dois anos, possuía mais de 120 mil downloads e nenhuma aviação negativa.

A equipe não acredita numa atitude simplesmente preventiva, mas numa possibilidade da Apple estar planejando um sistema de pagamentos via iGadgets e simplesmente estaria eliminando a concorrência, já que os devs não possuem a força do Google por exemplo, cujo app Wallet segue vivo e bem. Os devs do Blockchain chegam a dizer que se a Apple continuar restringindo o Bitcoin, seus usuários irão abandonar o iOS (como se a Apple estivesse preocupada com alguns gatos pingados).

Eu até me solidarizaria com eles, mas é fato que o Bitcoin atualmente não inspira confiança, e nem falo do fato de ser utilizado para cometer crimes (o dinheiro de papel ainda é insuperável nesse caso), mas porque leves gafes podem levar a roubo em rede nacional. Por outro lado até a Virgin Galactic aceita a moeda virtual como forma de pagamento), portanto estamos caminhando para dois cenários possíveis: regulamentação ou banimento, e sinceramente não sei o que vai acontecer.

Fonte: CNet.

relacionados


Comentários