Meio Bit » Arquivo » Internet » A Apple vai mesmo chutar o Google Search do iOS e OS X?

A Apple vai mesmo chutar o Google Search do iOS e OS X?

Acordo que faz do Google Search motor de busca padrão no iOS e OS X está para vencer; Microsoft e Yahoo! estão de olho na oportunidade

9 anos atrás

apple-google

Que a relação entre Apple e Google não é das melhores, isso todo mundo sabe. A companhia de Cupertino se sente traída pela de Mountain View desde o lançamento do Android, e de lá para cá foi limitando a participação da gigante das buscas em seus dispositivos. YouTube e Gmail deixaram de ser embarcados, o Google Maps foi substituído por uma solução própria...

O único sobrevivente é o Google Search, ainda o motor de busca padrão no iOS e OS X, exclusividade muito bem paga por sinal. Mas mesmo isso está em vias de chegar ao fim.

O contrato que faz do Google o motor de busca padrão vai expirar no início de 2015, e ao que tudo indica a Apple vê nisso a oportunidade perfeita de se livrar da rival de vez. Quem poderia se beneficiar disso são os concorrentes Microsoft e Yahoo!, que estariam se jogando em cima de Cupertino tentando agarrar a oportunidade.

De acordo com fontes próximas, o SVP Eddy Cue teria sido sondado por ambas companhias a fim da Apple escolher entre o Bing ou Yahoo!. Não se sabe o quão adiantadas estariam as negociações e nem se o Google pode mesmo dançar, mas os concorrentes estado se mexendo.

Eu vejo três possibilidades nessa história: a primeira é a mais sensata, que seria manter o Google a fim de não sacrificar a experiência de uso do usuário e repetir o início conturbado do Apple Maps. O outro seria mandar o Google às favas e assinar com um concorrente, onde na minha opinião o Bing leva vantagem por já ser o motor de busca do Spotlight no OS X Yosemite, embora a negociação da empresa de Marissa Mayer com a Mozilla que tirou o Google e colocou o Yahoo! conte pontos a seu favor.

A terceira e mais improvável seria repetir a dose do Apple Maps, criar um motor próprio e não gastar com terceiros. Há indícios de que Cupertino estaria brincando com isso, mas uma coisa é fornecer mapas; já um motor do nível do Google e Bing é algo grande demais para a Apple resolver em dois tempos. Porém não é algo tão difícil de acontecer.

Fonte: TI via TV.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários