Meio Bit » Arquivo » Indústria » Parte da água na Terra se formou antes do Sistema Solar

Parte da água na Terra se formou antes do Sistema Solar

Boas notícias para os caçadores de aliens: a água no Universo é muito mais abundante do que se pensava.

9 anos e meio atrás

cleeves1HR

Uma estrela nasce. Parte da água da Terra começou em uma nuvem interestelar (acima à esquerda) que mais tarde foi incorporada ao Sistema Solar em formação. (Bill Saxton, NSF/AUI/NRAO)

A água é o ingrediente vital para a vida na Terra e os cientistas sempre quiseram saber como ela chegou aqui. Uma das teorias diz que a água no sistema solar foi formada na “placenta” química do Sol, após o seu nascimento. Se for esse o caso, isso sugeriria que a água só seria comum ao redor de certos tipos de estrelas. Mas este novo estudo, publicado na Science, sugere que ao menos uma parte da água da Terra já existia antes da formação do Sistema Solar e veio do espaço interestelar.

Isso é certamente algo a se ponderar na próxima vez que você beber um copo de água, mas a descoberta também é legal por que isso dignifica que a água (e talvez a vida) pode ser onipresente em toda a galáxia.

Conel Alexander, autor do estudo, explica que se a água no Sistema Solar primitivo foi herdada do gelo interestelar, então provavelmente existam outras formações de gelo similares ou até mesmo formas orgânicas pré-bióticas podem ser abundantes na maioria ou até mesmo em todos os discos protoplanetários em torno das estrelas.

Os pesquisadores chegaram a conclusão de que uma parte significativa da água na Terra vem do espaço interestelar observando a abundância relativa de hidrogênio e deutério. O deutério é como se fosse o irmão obeso do hidrogênio, ambos os átomos tem apenas um próton em seu núcleo, mas o deutério contém um nêutron a mais e é formado apenas sob certas condições específicas. No espaço interestelar, por exemplo, a água contem muito deutério, graças as temperaturas muito baixas e a radiação ionizante. A água formada na Terra contém deutério também, claro, mas em quantidades muito menores, cerca de 30 vezes menos do que a água formada no espaço interestelar.

Observar a taxa de hidrogênio e deutério na água pode nos dizer sob quais condições ela foi formada, mas até agora os cientistas não tinham certeza se o deutério presente na água da Terra tinha vindo do espaço ou se havia sido formada junto com o Sistema Solar.

Para descortinar isso, os pesquisadores usaram modelos matemáticos para recriar virtualmente o disco protoplanetário do jovem Sistema Solar e a nuvem ao redor do novo Sol. Eles fizeram isso, baseando-se nas condições de temperatura e radiação que existiam então e concluíram que não seria possível para o jovem Sistema Solar ter formado as taxas de hidrogênio e deutério que se observa nos oceanos da Terra e nos cometas. Por causa disso, eles estimam que algo entre 7 e 50% da água da Terra (um chute bem longo) pode que ter sido formada no meio interestelar onde o Sistema Solar nasceu.

E, finalmente, como os outros sistemas solares devem ter sido formados no mesmo meio interestelar, a descoberta sugere que a origem da água na Terra não foi única e que a substância que sacia nossa sede e é o suporte-mor para a vida pode ser comum em vários outros exoplanetas espalhados pela galáxia.

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários