Meio Bit » Arquivo » Indústria » Usabilidade é o foco da BlackBerry, diz chefe de software

Usabilidade é o foco da BlackBerry, diz chefe de software

BlackBerry Live: entrevista com Vivek Bhardwaj, chefe do setor de software responsável pelo BB10.

11 anos atrás

Ontem conseguimos ter uma conversa com Vivek Bhardwaj, head de softwares da BlackBerry. Ele deve ser uma pessoa de sorte, pois não é todo os dias que se consegue desenvolver um sistema operacional novo, praticamente do zero.

Vivek respondeu perguntas sobre o novo BB10, e o questionei sobre as possibilidades do sistema. Embora um pouco limitado nas respostas, ele se mostrou bem empolgado com a pergunta.

Thorsten Heins, CEO da empresa, demonstrou o BB10 em um Bentley no keynote de abertura do evento.

Thorsten Heins, CEO da empresa, demonstrou o BB10 em um Bentley no keynote de abertura do evento.

Como dito, vi no início do evento, no keynote principal, um lindo Bentley entrar no palco, para demonstrar o BB10 em um sistema automotivo. Vivek disse que automóveis são uma prioridade agora (fora os smartphones), mas que outras coisas podem ser pensadas para o sistema.

O limite do BB10 é infinito, uma vez que é construído sobre QNX (adquirido pela BB recentemente). Um outro exemplo dessa tecnologia pode ser encontrada no Qt, que já foi muito utilizado pela Nokia no MeeGo e que atualmente serve para uma infinidade de coisas, como interfaces para sistemas de aviões.

Perguntei sobre aviões (uma ótima ideia para viagens de negócio, por exemplo), e Vivek disse que é uma possibilidade para a empresa, embora não tenha nenhuma posição oficial a respeito.

Outra coisa que ficou sem resposta foi o futuro do PlayBook, o tablet da marca. Há muitas notícias sobre seu update para o BB10, mas até agora nada foi realmente anunciado, e Vivek também não soube dizer nada sobre ele, embora não tenha dado a entender nada sobre a descontinuação do produto.

A grande preocupação de Vivek, por ser justamente o chefe de software, é a usabilidade. Ele reconhece que são bons no quesito teclado, mas não é só isso que move a empresa (ainda bem, aliás). A experiência do usuário está acima de tudo. Se a pessoa não aprende a mexer em três dias, esqueça, disse Vivek. Usabilidade é tudo.

A interface do BB10, em um fabuloso Bentley

A interface do BB10, em um fabuloso Bentley

“Não somos uma companhia de hardware”, respondeu quando questionado a respeito de uma possível Apple TV. Mobile e conectividade são os destaques e os carros chefe da empresa. Eu, pessoalmente, não vejo a BlackBerry trabalhando com esse tipo de produto, não é nem de perto o foco deles.

Com tantas vantagens e recursos de segurança, porque iriam investir em algo que nem está totalmente consolidado ainda, como o Google TV e a Apple TV?

*Stella Dauer foi ao BlackBerry Live a convite da empresa.

Leia também:

relacionados


Comentários