Meio Bit » Arquivo » Games » Último segredo da Valve é... Um controle!

Último segredo da Valve é... Um controle!

Para fechar o seu plano de conquistar a sala de estar, Valve revela joystick que promete funcionar com qualquer gênero.

10 anos e meio atrás

steam-controller

Pois é caros leitores do Meio Bit Games, agora podemos dizer que acabaram todos os mistérios que a Valve tinha reservado para esta semana e depois de nos surpreender com um sistema operacional e apenas confirmar a existência de computadores que levarão o nome do Steam, chegou a vez da empresa chocar com a revelação de um joystick próprio.

Lançar um controle nem seria algo tão impactante, mas o que chamou a atenção no acessório é o seu design, bastante diferente de tudo o que temos no mercado atualmente. A primeira coisa que notamos é a ausência das alavancas analógicas, algo tão usado nos jogos para console e nos seus lugares teremos dois trackpads que deverão ser controlados com os polegares e que também funcionarão como botões. De acordo com a empresa, isso nos dará um nível muito maior de precisão, aproximando-se daquilo que encontramos em um mouse.

Se a novidade for mesmo tão boa quanto a Valve está prometendo, com este controle poderemos jogar qualquer estilo de game enquanto estivermos sentados no sofá, sem a necessidade de teclado e mouse e eles garantem que todos os jogos do catálogo serão compatíveis com o dispositivo, de RTSs até jogos de tiro em primeira pessoa, passando por adventures e simuladores. Para deixar essa compatibilidade ainda mais simples, os jogos poderão interpretar os controles como um teclado e mouse, e para facilitar a vida dos que jogarão com ele, qualquer pessoa poderá criar perfis de configuração para os jogos e compartilhá-los com toda a comunidade.

Outro ponto de destaque do controle é uma tela sensível ao toque de alta resolução localizada no centro, algo que eles acreditam ser essencial para garantir tal compatibilidade e que poderá eliminar alguns botões físicos. Com ela poderemos navegar por páginas de menus ou receber informações que os desenvolvedores julguem importantes e uma maneira de não desviar a atenção do jogador será, quando clicarmos na telinha, ver uma espécie de máscara sobre o jogo indicando a ação escolhida.

Por fim, serão 16 botões de ação no total, todos dispostos de acordo com a frequência de utilização, sendo que metade deles poderão ser acionados sem que os polegares sejam levantados dos trackpads e a promessa é de que o acessório poderá receber modificações de acordo com as sugestões dos jogadores.

steam-controller-2
Confesso que ainda não sei muito bem o que pensar da proposta, pois apesar de adorar a ideia de poder jogar qualquer game com um joystick (sempre que posso ignoro a dupla teclado + mouse), como ainda não coloquei as mãos nele, estou bastante cético em relação a falta de analógicos, sem falar na eliminação do direcional digital e nos botões X e Y localizado no lado esquerdo.

Espero que essa minha desconfiança em relação ao produto esteja acontecendo devido ao estilo muito diferente e que no fim das contas ele se mostre realmente superior a aquele que considero o melhor joystick já feito, o do Xbox 360, mas até que os primeiros relatos sobre o Steam Controller comecem a surgir e mostrem que estou errado, não posso dizer que seja algo que tenha despertado um grande interesse em mim. Curiosidade sim, mas vontade de comprá-lo, por enquanto não.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários