Meio Bit » Arquivo » Hardware » Toshiba pretende embarcar tecnologia Transfer Jet em smartphones em 2014

Toshiba pretende embarcar tecnologia Transfer Jet em smartphones em 2014

Segundo a Toshiba, primeira leva de smartphones com a tecnologia de transferência de dados ultra-rápida Transfer Jet embarcada estará disponível em 2014.

10 anos atrás

transferjet-adapter

Créditos: Engadget

A tecnologia de transmissão de dados Transfer Jet foi demonstrada pela primeira vez no longínquo ano de 2009, e na ocasião Sony e Toshiba estavam empolgadas em promovê-la como um recurso muito mais rápido que o NFC, com uma taxa de transferência de até 560 Mb/s, permitindo o compartilhamento de vídeo de 4 GB entre um computador e um smartphone em apenas um minuto, bastando um toque entre eles e que eles estejam em uma distância próxima.

A Toshiba havia demonstrado alguns protótipos durante a CES 2013, mas agora ela apresentou os produtos que já estão prontos para o lançamento: desde cartões de memória até adaptadores USB para conectar desktops, smartphones, tablets, câmeras e até TVs.

transferjet-adapter-001

A Toshiba também está negociando com a Apple uma possibilidade de levar os adaptadores para seus iGadgets, portanto o recurso é restrito a Androids. Entretanto a novidade mais interessante se deve ao pequeno chip da esquerda: a empresa pretende iniciar sua produção em massa em dezembro e embarcar a tecnologia em smartphones já em 2014, o que seria importantíssimo para fazer o padrão deslanchar. Como o padrão é aberto, a Toshiba espera que cada vez mais fabricantes adotem o formato e se tornando uma opção interessante ao USB 3.1 e ao Thunderbolt 2, e ainda que estes sejam bem mais rápidos, o Transfer Jet tem ao seu lado a vantagem de não depender de cabos e ser compatível com diversas conexões, dependendo apenas da boa vontade do fabricante.

O par de adaptadores USB/Micro-USB está previsto para chegar ao mercado japonês custando o equivalente a US$ 100.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários