Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Strobist - você ainda vai fazer um

Strobist - você ainda vai fazer um

Você já fotografou com um flash compacto fora da câmera? Explicamos os bastidores do Strobist!

11 anos atrás

Alguns anos atrás comecei a ver com muita frequência na internet a palavra Strobist, principalmente associada a movimentos que visavam causar alguma transformação no modo de fotografar. Fiquei com isso na cabeça, pois nunca tinha ouvido o termo. Mas, como o Google é o pai dos burros, logo você consegue chegar a uma solução para seus enigmas. Strobist nada mais é do que fotografar com o flash compacto fora da câmera. Isso mesmo, coisa simples. Tão simples que já fazíamos isso muito antes da fotografia digital dar as caras em nosso mundo (só que não tinha esse nome estiloso), porém tenho que admitir que é muito mais simples hoje.

strobist_05

O Strobist nos dias de hoje se tornou popular pelo fato de fugir do comum e entregar um produto diferenciado, com impacto visual e capacidade de fazer coisas incríveis, desde que você tenha criatividade e um controle absoluto de sua fonte de luz. Ou seja, tem que estudar bastante. Fotografar com o flash na sapata da câmera é muito fácil, mas sair da zona de conforto e utilizar a criatividade é muito mais difícil. Não existe uma receita mágica para brincar com essa técnica, você precisa ir experimentando até encontrar a sua linguagem.

strobist_04 strobist_03

Existem quatro maneiras de se trabalhar com Strobist atualmente. Todas possuem vantagens e desvantagens. Vejam abaixo.

1) Fotocelula - É o jeito mais antigo e já utilizado por muitos fotógrafos antes da primeira câmera digital aparecer. Uma pequena fotocelula é colocada em seu flash e o mesmo dispara quando uma outra fonte de luz incidir sobre ele. A vantagem é que o acessório é relativamente barato, mas você tem que trabalhar no manual e outra desvantagem é que você precisa de uma primeira fonte de luz para disparar a segunda. Outro problema e que dependendo da distância e da iluminação do local a fotocelula não vai disparar. Mas, já é uma possibilidade de diferenciação.

strobist_06

2) Disparo Através do Sistema Master/Slave - Os principais fabricantes de flash possuem em sua linha o sistema Master/Slave onde um flash pode disparar o outro a distância. Esse é o sistema mais confortável, pois você pode trabalhar em TTL ou manual, escolher as potências das fontes de luz e até escolher quando cada uma vai disparar. Geralmente o sistema permite controlar mais de um flash na função escravo. A desvantagem é que o equipamento é caro e dependendo do lugar em que você se encontra o flash escravo pode não disparar, pois é necessário que não haja obstáculos entre eles. Outro ponto é que os flash que possuem a função Master (que controlam os outros) são os profissionais, mais caros.

3) Rádio Flash - essa é a maneira mais segura de fazer um Strobist. O Rádio emissor fica acoplado na sapata Hotshoe da câmera e o receptor fica no Flash. Geralmente a distância de uso fica em 20 metros (depende do modelo) e mesmo com obstáculos o sistema funciona perfeitamente (bem, não adianta querer disparar o o flash através de uma parede de 30cm de concreto). A desvantagem é o preço de alguns modelos e que as opções mais baratas não são TTL, o que obriga o fotógrafo a trabalhar no sistema manual.

strobist_07

4) Disparo pela Câmera - Alguns modelos mais modernos de câmeras (como a Nikon D7000 e a Canon EOS 7D) podem disparar um flash compacto a distância no mesmo sistema master/slave. Muito útil para quem tem apenas um flash, mas a distância entre a câmera e o flash não pode ser muito longa.

strobist_02 strobist_01

Acessórios

Junto com a nova onda do Strobist foram criados vários acessórios difusores e rebatedores de luz para os flash compactos. Através de suportes básicos é possível utilizar sombrinhas, Soft Box, Beauty Dish e qualquer outro acessório que seria basicamente de uso de estúdios fotográficos. Conheço muito fotógrafo que está trocando os equipamentos de estúdio pelos compactos por conta da comodidade e facilidade de trabalhar com o equipamento.

strobist_08

Bem gente, isso é o básico. Depois de estudar e se equipar agora é só fotografar.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários