Meio Bit » Arquivo » Robótica e IA » O Assustador Robô que Finge Ser Humano

O Assustador Robô que Finge Ser Humano

O dia que todos temíamos aconteceu: robôs estão mentindo sobre sua condição de seres mecânicos artificiais, fingindo que são humanos e tentando nos vender planos de saúde. Veja como uma firma nos EUA chega mais próximo do que imaginávamos possível de criar uma CyberVendedora Robótica.

10 anos atrás

naomentenenem

Um tema recorrente em ficção científica é a existência de robôs que fingem ser humanos ou, no caso da Rachael em Blade Runner e dos Últimos Cinco cilônios em Battlestar Galactica, sequer sabem que são robôs. Os mentirosos são os piores, e para isso a ficção inventou o teste Voight-Kampff, que funciona como um anti-teste de Turing, determinando se a inteligência do outro lado é artificial ou não.

Isso tudo pode parecer masturb-digo, considerações filosóficas, mas por incrível que pareça, é uma realidade. Graças a… spam.

causo em questão envolve uma empresa de revenda planos de saúde nos EUA, com um telefone com atendimento automático, mas superior a tudo que já vi. Com reconhecimento de voz, análise de conteúdo e uma capacidade conversacional superior à de uma Panicat. O robô se chama “Samantha West”, e liga para para pessoas tentando vender seu peixe.

Os usuários atendem, e se ela consegue conversar sobre planos de saúde, pega todos os dados e passa para um humano que finaliza a venda. Se o cidadão começa a questionar, ela ri, brinca, diz que a conexão está ruim e até nega que seja um robô. Ouça:

Eu sou uma pessoa de verdade”, mente Samantha. Só que ando a conversa se torna mais genérica, com perguntas como “qual o vegetal que vai na sopa de tomate” ela se confunde. Mesmo assim dá vontade de ligar pro Deckard.

O pessoal da Time foi mais a fundo. Descobriram a empresa que usava o serviço. Eles negaram que usassem robôs para vender seu serviço, mas depois que o número da “Samantha” foi divulgado, e um monte de gente começou a ligar para brincar com a prima da Siri, tanto o telefone quanto o site relacionado foram tirados do ar.

Quando essa tecnologia for aplicada a áreas mais estratégicas, como serviços de tele-sexo, alguém vai faturar milhões, só precisando de servidores na nuvem, sem nenhum funcionário fora o estagiário que vai empurrar os carrinhos de mão cheios de dinheiro.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários