Meio Bit » Arquivo » Hardware » Qualcomm entra na festa dos relógios espertos com o Toq

Qualcomm entra na festa dos relógios espertos com o Toq

Na onda dos relógios inteligentes, Qualcomm anuncia o Toq como produto-vitrine para sua tecnologia de display própria Mirasol

10 anos e meio atrás

qualcomm-toq

Parece que estamos vivendo uma nova moda. Após os primeiros indícios de que a Apple vai lançar um iWatch, parece que todos os fabricantes foram atrás na tentativa de lançar um relógio esperto antes de Cupertino (se é que ela realmente o fará). O primeiro foi o Peeble, e somente ontem vimos o anúncio de três modelos: a Sony com a segunda versão do Smartwatch, a Samsung com o Galaxy Gear e até mesmo a Qualcomm com o Toq, revelado ontem durante conferência em San Diego.

Sendo a empresa dominante no mercado de processadores e GPUs para smartphones e tablets, a Qualcomm se considerou com lastro suficiente para entrar nesse terreno deveras incerto. Entretanto a intenção é que o relógio esperto seja mais uma vitrine das tecnologias embarcadas Mirasol (display) e WiPower (carregamento wireless). Tanto é que segundo o executivo Rob Chandhok, "nós esperamos fabricar dezenas de milhares, e não centenas de milhares".

Como se trata de um produto-vitrine a Qualcomm não pretende vendê-lo muito barato - a expectativa é que ele fique em torno de 300 dólares -, o que é justificado pela adoção de uma tela Mirasol, tecnologia não muito nova que permite imagem de alta qualidade com baixo consumo de energia já que tal qual uma tela OLED, ela não precisa de backlight. A vantagem é que diferente desta última, o display Mirasol é alto ajustável às condições de iluminação e chega a consumir seis vezes menos energia. Apesar de datar de 2008, apenas recentemente a empresa começou a investir pesado no formato.

Tirando isso o Toq é essencialmente igual a seus concorrentes: ele se conecta com smartphones Android via Bluetooth (sem NFC) através do aplicativo dedicado pode atender chamadas, enviar e-mails e acessar a biclioteca de música. Além disso o usuário poderá customizar quais notificações aparecerão na tela do Toq.

O reloginho virá com fones de ouvido bluetooth estéreo, que assim como o Toq poderão ser carregados sem fio via base que acompanha o conjunto. A Qualcomm lançará uma versão chamada Premium Audio Edition com specs avançadas como fones com tweeter e woofer dedicados. A previsão é que o Toq comece a ser vendido online a partir do próximo mês.

Fonte: AllThingsD.

relacionados


Comentários