Meio Bit » Fotografia » Projeto fotográfico mostra diferenças históricas da cidade de New York

Projeto fotográfico mostra diferenças históricas da cidade de New York

Site americano cria função que revela diferenças nas fotografias e paisagens da NYC atual e na de antigamente.

20/08/2013 às 15:30

nycbeforeafter-1

Imagine que legal se a gente pudesse colocar fotografias antigas e atuais das capitais brasileiras, mostrando os mesmos lugares e como eles mudaram com o tempo, os carros, as ruas e as pessoas. Pois é isso que o site NYC Grid fez, mas com imagens de New York. Trata-se de um website mantido por Paul Sahner, que investiga e documenta os bairros da cidade, rua a rua, quadra a quadra.

Uma das funções mais legais do site é a seção que mostra o Antes/Depois de Manhattan, Brooklin, Queens e outras localidades da região, com fotos dos dias de hoje tiradas da mesma posição que as fotografias das últimas décadas - ou, em alguns casos, do século passado.

No site oficial você consegue utilizar um slide interativo, movendo a barra para a direita e para a esquerda no mesmo quadro, revelando assim as diferenças entre as imagens. Vou postar aqui embaixo alguns exemplos focados no 50%-50% para ilustrar a ideia:

nycbeforeafter-17

nycbeforeafter-16

nycbeforeafter-15

nycbeforeafter-14

nycbeforeafter-13

nycbeforeafter-12

nycbeforeafter-11

nycbeforeafter-10

nycbeforeafter-9

nycbeforeafter-8

nycbeforeafter-7

nycbeforeafter-6

nycbeforeafter-5

nycbeforeafter-4

nycbeforeafter-3

nycbeforeafter-2

Sahner afirma que ele se mudou para New York há sete anos, e logo se viu como um andarilho pelas ruas da Big Apple fotografando e fazendo vídeos. Depois de idealizar este novo projeto, ele decidiou criar o site no qual ele pudesse catalogar e compartilhar estas imagens. E assim nasceu o NYC Grid.

Cada publicação no site é um estudo de um quarteirão, de uma rua, de um local: "Eu vou documentar qualquer coisa que possa interessar aos apaixonados pela cidade, seja isso a arquitetura, a cultura e até mesmo aquele bom lugar para se conseguir um burrito." - disse ele.

Achei simples e genial. Uma pequena viagem no tempo ao alcance do mouse. No Brasil temos alguns sites que fazem algo parecido. O São Paulo Antiga, por exemplo, possui uma seção de Antes e Depois, mas sem a função bacana do slide lateral. Acho que é algo simples de ser feito.

Aliás, você mesmo morador de municípios que passaram por grandes transformações nas últimas décadas, pode iniciar um projeto assim, certo? Encontrei aqui várias fotos de Belo Horizonte. Em São Paulo, além dos muitos sites com fotos antigas, acho que vale a pena entrar em contato com o pessoal do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e tentar acesso a cópias do acervo. No Rio de Janeiro, junto ao IHGRJ. Ou até mesmo o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Se você é entusiasta de fotografia e estava buscando uma ideia para um projeto legal, fica aí a dica. O que acham?

Fonte: NYC-Grid.

relacionados


Comentários