Meio Bit » Arquivo » Ciência » NASA vai fazer experimentos com gêmeos

NASA vai fazer experimentos com gêmeos

NASA vai fazer experimentos com gêmeos para testar efeitos de permanência no espaço, mas calma, eles são voluntários.

10 anos e meio atrás

gemeas

Imagem não-relacionada meramente ilustrativa. DSCLP.

Um dos conceitos mais pop da Teoria da Relatividade é o chamado Paradoxo dos Gêmeos, onde um deles fica na Terra enquanto o outro embarca em uma viagem em uma nave voando próxima à velocidade da luz. A Dilatação do Tempo faz com que o viajante envelheça muito menos que o que ficou em terra.

Só que não é esse o experimento, o fenômeno de dilatação do tempo é mais que comprovado, até os satélites GPS levam em conta esse efeito. O que será estudado em 2015, com os irmãos Mark Kelly e Scott Kelly é bem mais mundano e importante.

astrogemeosativar

Mark está aposentado, já Scott voará para a ISS em 2015. Sua missão durará um ano, durante o qual serão colhidas amostras de sangue e feitos exames para determinar os efeitos da permanência no espaço, comparando com o irmão, em terra.

CLARO, há incontáveis fatores ambientais que alterarão os resultados, pra começar, a dieta, mas como os dois são geneticamente idênticos, a comparação ainda será muito mais precisa do que com qualquer outro humano.

É essencial ter uma idéia real desses efeitos, que podem ser bem mais complicados (leia-se câncer) do que a “simples” perda de cálcio e massa muscular. Já se sabe, graças à Curiosity, que sem proteção extrema um humano não sobreviveria em Marte, portanto se comprovarmos que o máximo que a permanência no espaço causa é aumentar sua chance de ter filhos esquisitos, já estamos no lucro.

Fonte: TV.

relacionados


Comentários