Meio Bit » Arquivo » Internet » Papa Francisco vai conceder indulgências plenárias via Twitter

Papa Francisco vai conceder indulgências plenárias via Twitter

O papa é pop: a uma semana da Jornada Mundial da Juventude, Vaticano anuncia que seguidores do papa Francisco no Twitter receberão indulgências especiais de seus pecados

11 anos atrás

gogoni-twitter-pope

O papa Francisco realmente é um pontífice que abraçou o mundo moderno e as facilidades de comunicação que a web 2.0 traz. Ainda que Bento XVI já fizesse uso dela de forma tímida, ele não tinha um discurso muito amistoso e o retorno não era dos melhores, culpa dele mesmo. Já o atual pontífice adotou um discurso mais apaziguador e tem tomado uma série de medidas curiosas e quebras de protocolo, que ajudaram a potencializar o alcance de sua voz.

Para se ter uma ideia, o twitter oficial do pontífice possuía 2,5 milhão de usuários desde sua criação no ano passado até a renúncia de Bento XVI em 28/02 (todos foram excluídos durante a sede vacante). De sua posse em 13 de março até hoje, Francisco dobrou esse valor.

E é buscando atrair mais fiéis através das redes sociais que o papa, através da Penitenciária Apostólica (tribunal da cúria que concede absolvições e indulgências, e não uma cadeia :)) que os seguidores do Twitter receberão indulgências plenárias durante a visita do papa ao Brasil na próxima semana, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Ao contrário do que alguns sites andaram falando por aí, uma indulgência não é uma absolvição automática dos pecados, mas um perdão especial do mal causado por pecados já perdoados, de modo a reduzir o tempo no Purgatório (que ao contrário do que muita gente pensa a Igreja nunca revogou, ao contrário do Limbo). E claro, para receber a benção o fiel precisa ter se confessado e participar da missa.

"Você não consegue uma indulgência da mesma forma que compra um café", disse em entrevista o presidente do Conselho Pontifical para Comunicação Social, monsenhor Claudio Maria Celli. "Não é suficiente assistir a uma missa online ou seguir o Papa Francisco pelo streaming live do seu iPad ou conectar-se via Pope2You.net. Esses são apenas dispositivos. O que realmente conta é que o tweet que o Papa vai enviar do Brasil ou as fotos da Jornada produzam um fruto espiritual autêntico no coração de cada um".

Normalmente o papa concede indulgências a quem o encontra em pessoa, mas essa é a primeira vez na história que ele o faz de forma virtual. É o papa Chicão quebrando protocolos novamente.

Para quem se interessou o Twitter do papa é @Pontifex, com contas-irmãs em diversas línguas.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários