Meio Bit » Arquivo » Mobile » CORRÃO! Espiões do Obama podem acionar remotamente o microfone do seu Android! (ou talvez não)

CORRÃO! Espiões do Obama podem acionar remotamente o microfone do seu Android! (ou talvez não)

Mídia especializada espalhando a informação de que o Governo dos EUA pode acionar remotamente o microfone de qualquer Android. Há controvérsias.

10 anos e meio atrás

simpsons_NSA

Dizem que o maior truque do diabo é fazer todo mundo acreditar que ele não existe, já no mundo da espionagem, é o contrário. Historicamente as agências de inteligência adoram Hollywood, por fazer com que todo mundo acredite que são incrivelmente competentes, poderosos e estão em todo lugar.

James Bond chega em qualquer canto e tem um contato local, em geral uma dona boa que não está lá somente para seus olhos. Na prática os ingleses foram completamente surpreendidos na Guerra das Malvinas, assim como os EUA no fatídico 11 de Setembro.

Essa imagem de agências com poderes super-humanos fazem com que os inimigos se preocupem e gastem recursos desnecessariamente. Bin Laden chamou muito mais atenção pelas medidas de segurança que tomou do que se a rotina da casa fosse normal.

Agora com o caso de Edward Snowden, nerd fofoqueiro e futura moeda de troca do Putin, a mídia histérica acredita que os EUA são capazes de monitorar, guardar e principalmente utilizar todas as comunicações do país. “Analistas” estimaram que o Datacenter da NSA em Utah tinha capacidade de armazenar 1 yottabyte de dados, ou 1.000⁸ bytes.

Em termos de custo só em discos isso equivale a US$ 100 trilhões. O PIB dos EUA do mundo em 2012 foi de US$ 62,7 trilhões.

A última novidade entretanto, que está sendo espalhada inclusive pela mídia especializada é que as agências de espionagem seriam capazes de acionar remotamente o microfone de seu Android, utilizando-o como uma escuta ilegal.

Terrível, incrível violação de segurança, etc, etc, morte ao Google, certo?

Menos. Primeiro de tudo a informação toda vem de “ex-agentes federais anônimos”, não exatamente a fonte mais confiável. Segundo, lendo o texto original do Wall Street Journal, fica claro que as agências utilizam os velhos truques de sempre, como bugs 0 Day, cavalos de tróia, vírus e Fotos_Da_Sandy_Pelada.exe.

Temos aqui um caso clássico de FUD – Medo, Incerteza, Dúvida, Que me desculpem os “agentes anônimos”, mas não acredito que o Android tenha um backdoor desse nível. A própria essência do Open Source impede que algo assim seja inserido no sistema. A não ser que todos os programadores envolvidos façam parte da Conspiração.

Portanto, fica a dica: governos são malvados e implacáveis, mas a realidade cotidiana deles lida muito mais com isto:

apollo-13

do que tem a ver com isto:

avengers1w

Fonte: SG.

relacionados


Comentários