Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nokia adiciona RAW ao Lumia 1020 e 1520

Nokia adiciona RAW ao Lumia 1020 e 1520

A Nokia surpreende e anuncia que o Lumia 1020 e o Lumia 1520 vão ser capazes de fotografar e gerar arquivos RAW. Isso abre um vasto leque de possibilidades para o fotógrafo mobile.

10 anos atrás

Bem, todo mundo sabe o alvoroço que o lançamento do Nokia Lumia 1020 causou no mundo da fotografia mobile. Muita gente ficou babando e contando os centavos na carteira para comprar um. Do mesmo modo muita gente criticou falando que as imagens produzidas ainda possuíam uma quantidade gigantesca dos defeitos que encontramos em fotos feitas por celulares. O que eu digo a respeito? Quem se importa com os defeitos em um mundo conectado? Pouca gente.

No dia de hoje, a Nokia fez algumas revelações interessantes e lançamento de novos equipamentos. Você pode ver tudo o que aconteceu no Nokia World Event aqui. O que me interessa, na verdade, é apenas a parte da fotografia e temos coisas bem bacanas envolvendo isso. Acho que o principal anúncio é a fusão dos Apps Smart Camera e Pro Camera em um único programa chamado simplesmente de Nokia Camera. A intenção é combinar o que existe de melhor nos dois programas. Decisão interessante onde todo mundo sai ganhando. A Nokia não precisa dar atenção ao desenvolvimento e atualização de dois programas diferentes que, em teoria, fariam a mesma coisa e o consumidor não precisa de dois Apps diferentes instalados no telefone. O novo programa vai oferecer três modos distintos (Modo Inteligente, Modo Câmera e Modo Video). Acho que o nome das funcionalidades já mostrou o que cada uma vai fazer.

Porém, acho que o anúncio mais atordoante para quem curte a parte da fotografia mobile foi que o já lançado Lumia 1020 e o novo Lumia 1520 vão ser capazes de gerar arquivos de negativos digitais (DNG) ou, como muitos conhecem, as arquivos RAW. Como bem lembrado pelo pessoal do Dpreview, o iPhone possui algumas Apps que fotografam em RAW, mas essa vai ser a primeira vez que um fabricante de celular realmente aposta no formato e permite que seu aparelho produza os arquivos de forma oficial. Claro que isso vai criar uma gama de possibilidades gigantescas para o fotógrafo mobile, pois a edição dos arquivos será mais precisa, mas todos estão demonstrando uma preocupação (justificada) para com o tamanho do arquivo e a armazenagem do mesmo. O Lumia 1020 possui 41 megapixels de resolução, enquanto o Lumia 1520 possui 20 megapixels. Ninguém falou ainda qual o tamanho do DNG que vai ser gerado com esses números.

Agora nos resta esperar algum site gringo colocar a mão nos aparelhos e fazer um review completo da geração desse arquivo RAW. Independente dos detalhes técnicos, as possibilidades são animadoras.

lumia1020

Fonte: PetaPixel

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários