Meio Bit » Arquivo » Hardware » Este simpático Mini Macintosh Classic funciona de verdade

Este simpático Mini Macintosh Classic funciona de verdade

Entusiasta usa um Raspberry Pi para montar uma versão miniaturizada do primeiro modelo do Macintosh, que roda o System 6 perfeitamente via emulador de código aberto

11 anos atrás

mini-mac-classic

John Leake é um entusiasta de dispositivos antigos da Apple, tanto é que ele é um dos responsáveis pelo podcast RetroMacCast. Todo todo applemaníaco que se preze, ele adora o Macintosh clássico, o primeiro computador comercial com interface gráfica e pivô da rusga entre Apple e Microsoft por anos, por conta do Windows.

Ele resolveu prestar uma homenagem ao computador criando sua própria versão dele, reduzindo seu tamanho para um terço do original. O resultado é o Mini Mac Classic da foto, que foi montado a partir de um Raspberry Pi.

Locke procurou ser o mais fiel possível para montar o gabinete, o que foi até fácil, o PVC de 3,5 mm de espessura escolhido é moleza de cortar. Trabalho maior foi acondicionar todos os componentes dentro dele: ele utilizou um display de 3,5 polegadas com resolução de 512 x 384 pixels, porém teve que fazer alguns cortes no Raspberry Pi para que ele coubesse. Outros componentes são um hub USB de quatro portas (onde duas foram inutilizadas) e um carregador USB para alimentar o conjunto.

Raspberry Pi à esquerda, hub USB embaixo e carregador em cima

Quanto ao SO, o System 6 do Mac Original é executado através do emulador de código aberto Mini vMac, que roda em Linux. No fim das contas, apesar de pequeno o Mini Mac Classic é um Macintosh plenamente funcional, com duas portas USB, uma HDMI, uma Ethernet e a pode parear teclado e mouse via bluetooth.

mini-mac-classic-002

mini-mac-classic-003

mini-mac-classic-004

No fim Leake levou 12 horas para montar o Mini Mac, mas no vídeo vemos que o esforço valeu a pena, pois ele funciona direitinho:

Fonte: RetroMacCast via Engadget.

relacionados


Comentários