Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Jornal francês publica edição sem fotos

Jornal francês publica edição sem fotos

O jornal francês Libération publicou uma edição inteira sem fotos em apoio aos fotojornalistas que estão estão perdendo espaço nos grandes veículos de comunicação.

10 anos atrás

A indústria da imprensa vem passando por um momento de difícil transição de seu modelo de negócios tradicional para um baseado na internet e seu acesso gratuito às informações. Redações vão diminuindo e profissionais gabaritados são dispensados por conta do seu alto custo. E puxando a sardinha para o lado da fotografia, digamos que os fotojornalistas estão um pouco mais prejudicados com essa transição. Em tempos de fotos enviadas por leitores e cortes de orçamentos, temos o Chicago Sun-Times que demitiu toda sua divisão de fotojornalistas e distribuiu iPhones para os repórteres fazerem a cobertura fotográfica das matérias. Mesmo que os smartphones estejam alcançando um nível de qualidade aceitável, não diria que são a melhor opção (ou qualquer outro tipo de opção) para a fotografia profissional.

Porém, talvez, existam alguns que vão resistir. O jornal francês Libération mostrou apoio a todos os fotógrafos ao publicar a edição de 14 de novembro sem nenhuma foto. Os espaços destinado às imagens foi colocado em branco nas páginas do jornal. Uma bela demonstração da importância da imagem em conjunto com o texto. Logo na primeira página o jornal explica para o leitor a sua decisão.

"Libération promete uma eterna gratidão a fotografia, quer sejam produzidas por fotojornalistas, fotógrafos de moda, retratistas, ou artistas conceituais. Nossa paixão pela fotografia nunca foi posta em causa - não porque ele é usado para embelezar, chocar ou ilustrar, mas porque a fotografia toma o pulso do nosso mundo ...

Em vez disso, dar a fotografia a homenagem que merece. No entanto, ninguém pode ignorar as calamitosas situação que fotógrafos da imprensa encontram-se agora, especialmente fotógrafos de guerra que arriscam suas vidas, enquanto apenas ganham a vida."

Outras áreas da fotografia também passam por uma desvalorização do profissional por conta da evolução tecnológica e a "facilidade" de se fotografar, mas a questão da fotografia na imprensa está está caminhado para uma situação insustentável em algumas esféras e nada melhor do que grandes veículos de informação apoiando os profissionais da área.

liberátion_sem_fotosFonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários