Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Hasselblad Lunar – não vale a pena

Hasselblad Lunar – não vale a pena

Hasselblad vai colocar no mercado a Lunar, a primeira câmera mirrorless da empresa, por um preço que lembra a chegada do PS3 japonês ao Brasil em 2006. Vale a pena?

11 anos atrás

Todo mundo que gosta de fotografia conhece a Hasselblad. A empresa sueca é acusada (no bom sentido) de fabricar as melhores câmeras de médio formato do mercado. Eu sempre tive vontade de ter uma médio formato de filme da Hasselblad, principalmente o modelo  500C/M. Esse é um sonho que tenho até hoje e, por conta da queda do preço dos equipamentos usados de filme, está prestes a se realizar. Mas, falando da tecnologia digital, a empresa continua colocando no mercado as melhores e mais caras câmeras de médio formato, mas com um design mais futurista, fazendo as câmeras fotográficas ficarem com cara de filmadoras.

Agora, em uma atitude que todo mundo já conhecia, eles vão colocar no mercado a Lunar, a primeira câmera mirrorless da empresa. O design é interessante e bem fora do comum. A câmera vai ser vendida em uma versão preta e em uma versão adornada com madeira (mogno ou de oliva). A câmera possui 24 megapixels de resolução máxima, visor LCD de 3 polegadas, sistema de limpeza por vibração no sensor, gravação de vídeo em Full HD e várias outras características que encontramos em outras câmeras. O diferencial aqui é que o nome Hasselblad colocado no corpo da câmera vai garantir um preço absurdo para o equipamento.

Porém, o que me deixa muito chateado é que a Hasselblad Lunar é, praticamente, uma releitura da Sony Nex 7. A empresa japonesa é a responsável pela parte eletrônica do novo equipamento da Hasselblad e, inclusive, é a Sony que vai produzir as primeiras três lentes que vão estar disponível para a Lunar. Estamos falando da 18-55mm, da 16mm e da 18-200mm. Então fica aqui a pergunta. Vale a pena pagar US$ 6.995,00 por uma câmera praticamente feita pela Sony com um design diferenciado, ao tempo que a Nex 7 está custando US$ 948,00 (na Amazon), só por conta do nome Hasselblad estampado na carcaça? Bem, essa é uma decisão que cabe a quem vai por a mão no bolso.

hasselblad_lunar

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários