Meio Bit » Arquivo » Internet » Google passa o facão no SMS Search, um recurso que você nem sabia que existia (e eu também não)

Google passa o facão no SMS Search, um recurso que você nem sabia que existia (e eu também não)

Google extermina o SMS Search, serviço que permitia realizar buscar através de mensagens de texto.

11 anos atrás

gogoni-google-sms-searchQue o Google está fazendo uma verdadeira faxina em seus serviços, todo mundo já sabe. Apesar de através dos anos já ter mandado para o limbo muitos produtos questionáveis ou que não foram muito populares (como o Buzz e o Wave), às vezes eles meio que erram na mira e matam um serviço que mesmo que não tenha tantos usuários, acabaou causando certo burburinho, que foi o caso do Google Reader.

Agora um novo serviço também deu adeus: silenciosamente o Google desligou o SMS Search, que como o nome sugere, consistia em retornar uma pesquisa de acordo com um SMS disparado pelo usuário.

O serviço foi podado de uma vez na última sexta, e usuários começaram a reclamar. Num grupo de discussão, uma funcionária do Google chamada Jessica S. deu a seguinte explicação:

"Oi pessoal,

Descontinuar produtos envolvem escolhas difíceis, e pensamos muito sobre cada decisão e implicações para nossos usuários. Otimizar nossos serviços nos permite focar na criação de tecnologias que vão melhorar a vida das pessoas.

Obrigada,

Jess"

Pode parecer um tanto bobo fazer pesquisas no Google através de mensagens de texto, mas precisamos lembrar que nem todo mundo possui conexão de dados 3G ou smartphones (apesar destes estarem cada vez mais baratos). Pombas, as operadoras brasileiras ganham rios de dinheiro com os serviços de "envie 'shananigans' para 0000".

O movimento de Mountain View em cortar o serviço provavelmente tem a ver com o barateamento de planos de dados e aparelhos espertos e pela primeira vez, o mercado de smartphones ultrapassou o de feature phones.

Enfim, de minha parte não sentirei saudade de algo que nunca usei, mas também não dá para dizer que era um serviço inútil, já que sua morte gerou barulho.

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários