Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Cada um tem direito a seus 15 segundos de comida: Instagram agora também pode filmar!

Cada um tem direito a seus 15 segundos de comida: Instagram agora também pode filmar!

Facebook anuncia Video on Instagram, recurso que dá à rede social fotográfica a opção de hospedar e compartilhar filmagens curtas, de até 15 segundos.

11 anos atrás

Laguna_InstaVideo

No início da tarde desta quinta-feira (manhã no escritório do tio Zuck em Menlo Park) o Facebook anunciou o Video on Instagram para iPhone e Android (chupa Windows Phone!). Agora podemos gravar até 15 segundos da comida ainda em movimento, aplicando-lhe 13 filtros toscos para compartilhá-las nas redes sociais de sempre: Twitter, Tumblr e (adivinha) Facebook.

O tio Laguna atualizou hoje o Instagram do iOS para a versão 4.0 e logo notou um novo botão, o de filmadora. Fui logo testando: filmar um vídeo Instagram me pareceu um pouco menos intuitivo que tirar uma simples foto e estragá-la com algum filtro.

image

Botões do Instagram 4.0 (iOS): última foto no rolo, obturador (para fotos) e o novo botão filmadora.

Tudo começa com o botão da filmadora à direita, beleza, mas em vez de tirar uma foto e logo me preocupar em aplicar um filtro qualquer, tive que manter pressionado o botão do obturador para iniciar e continuar a gravação do vídeo. O limite máximo de 15 segundos de gravação parece pouco, mas são bem mais que os 6 s do Vine, serviço supostamente concorrente que é associado ao Twitter.

Depois de filmar, chega a hora de estragar a imagem com algum filtro. Uma adição louvável, pelo menos na versão iOS, é o modo Cinema, onde dá para ajustar uma sutil estabilização de imagem que parece suavizar movimentos bruscos no vídeo.

O penúltimo passo é escolher, entre os fotogramas recém-filmados, aquele quadro (imagem estática) que aparece quando você compartilha o vídeo nas redes sociais que permitam miniaturas (thumbnails). A última tela do processo todo é bem conhecida dos usuários do Instagram: podemos adicionar um local ao mapa de fotos, legenda e escolher em quais redes sociais o link do vídeo será exibido.

Laguna_TwitterNoFB

Vídeo que fiz no Instagram compartilhado no Twitter, aparecendo no Facebook.

Vejo o Video on Instagram como um belo complemento, mas particularmente prefiro apenas fotografar. Não uso o Vine ainda, mas aparentemente o serviço do Twitter parece ser mais simples que o novo recurso de filmagem curta do Instagram. A impressão que tenho sobre a filmagem curta do Instagram é a de que os 9 segundos adicionais servirão de vantagem em discussões pela internê, mas não sei se os 130 milhões de usuários farão pleno uso do novo recurso.

Um dos motivos pelos quais eu evito publicar vídeos é a maldita franquia curta do 3G que já sofre em subir fotos: esse simples vídeo 640×640 da laranja cortada tem 1,8 megabyte. Descobri isso baixando o vídeo diretamente do Instagram, cujo código fonte exibe o MP4 para hotlink numa boa.

Laguna_LaranjaSource

Vídeo MP4 pronto para um hotlink!

Uma foto de 8 megapixels no iPhone 4S normalmente consome pouco menos de 3 megabytes na qualidade padrão do iOS, mas, ao fazermos o upload da foto no Twitter ou Instagram, a qualidade e resolução são alterados e as fotos acabam consumindo bem menos banda.

Enfim, caso alguém copie a ideia daquela reporter, é certo que os novos currículos apresentados no Instagram terão mais informações! 🙂

relacionados


Comentários