Meio Bit » Arquivo » Mobile » ALELUIA! FAA libera aparelhos eletrônicos em aviões

ALELUIA! FAA libera aparelhos eletrônicos em aviões

Aleluia, finalmente as autoridades viram a Luz. O FAA, a ANAC dos gringos liberou o uso de aparelhos eletrônicos em aviões, agora as empresas irão desenvolver protocolos e logo vão parar de pedir pra gente desligar até marcapasso durante o vôo.

10 anos atrás

bluetooth
Viajar de avião hoje em dia é uma roleta russa. A gente nunca sabe se o cara do nosso lado está indo pra uma festa a fantasia com o tema Mil e Uma Noites, e se o que ele está lendo é uma carta manuscrita do Michael J. Fox, ou o Alcorão. Pra piorar, ainda temos que lidar com aeromoças aterrorizadas com qualquer coisa que faça bip. Pior, é aleatório. Dependendo da empresa não enchem seu saco, em outras, nem Kindle pode. A Avianca por exemplo proíbe celulares mesmo em modo avião, mas se você assistir vídeos nele, magicamente viram media players, então tudo bem.

Bluetooth então é uma espécie de tecnologia maligna que se ligada em 5 s aciona o modo de autodestruição de qualquer aeronave. A pergunta que ninguém responde pois regras são regras e você não deve contestá-las: como um celular de R$ 100,00 vai derrubar um A380 de US$ 400 milhões?

A resposta é: não vai. Não derrubam nem um A320. Celulares eram terríveis máquinas de interferência, mas depois que descobriram que podiam ganhar dinheiro vendendo conectividade a preço de tinta de impressora, os aparelhos se tornaram bem-vindos, e não só você pode usar o Wi-Fi do seu iPad, como pode usar seu telefone de forma normal, para fazer e receber chamadas.

Percebendo que a situação estava ficando ridícula, a FAA - Federation Aviation Administration resolveu dar uma aliviada, afinal como assim o equipamento uma hora é incentivado, outra é mortal, outra pode ser usado normalmente durante o vôo MAS na hora do pouso é pecado?

Eles liberaram o uso de tablets e e-readers em todas as fases do vôo. Wi-Fi e Bluetooth, se você quiser usar teclados, também estão liberados. Celulares, em modo avião, diz a portaria do órgão. Também mandam que durante pouso e decolagem você esteja SEGURANDO a porcaria do iPad, pra evitar que em um solavanco ele saia voando e abra a cabeça da velhinha na A12.

Espero sinceramente que isso chegue logo aqui. É um saco, em um vôo parabólico como Rio-São Paulo, ficar com o celular desligado 80% do tempo, quando poderia estar assistindo Top Gear, minha nova cachaça.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários