Meio Bit » Arquivo » Games » Estúdios reclamam da política do ID@Xbox

Estúdios reclamam da política do ID@Xbox

Microsoft exige que jogos independentes lançados no Xbox One não tenham aparecido em outras plataformas e estúdios reclamam.

10 anos atrás

assault-android-cactus

A Microsoft implementará no Xbox One um programa que promete facilitar muito a vida dos desenvolvedores independentes, pois desde que eles sejam aceitos pelo ID@Xbox, poderão publicar seus jogos diretamente, sem depender de uma editora.

Até o momento, 32 empresas fazem parte da iniciativa, lista que inclui até mesmo a Crytek, mas há uma regra imposta pela Microsoft que tem incomodado alguns estúdios, que é a exigência do jogo não ter sido lançado anteriormente em outras plataformas.

A princípio imaginava-se que isso significaria que a empresa queria que os jogos aparecessem apenas no seu console, mas logo eles trataram de desmentir esta possibilidade e agora falam em discutir, caso-a-caso, a situação com as desenvolvedoras que assinaram contratos de exclusividade temporária com outras companhias.

Conforme explicou Sanatana Mishra, game designer da Witch Beam, isso fará com que o seu próximo jogo, o Assault Android Cactus, previsto para chegar ao PC no final de janeiro do ano que vem e logo depois no PS4, Vita e Wii U, tivesse que ser cancelado para o Xbox One, já que não conseguirá ficar pronto para ser lançado junto com as outras versões.

O problema neste caso é que eles não estão privilegiando esta ou aquela plataforma, apenas que o desenvolvimento para o videogame da Microsoft começou depois deles terem anunciado a possibilidade de auto publicação e como não possuem o tal contrato de exclusividade com a Sony ou a Valve, o que serviria como uma brecha, estão proibidos de disponibilizar o título na loja do videogame.

Com isso a fabricante evidentemente encontrou uma maneira de ter os jogos no Xbox One pelo menos no mesmo dia em que aparecerá em outros lugares, mas o tiro poderá sair pela culatra e mesmo com declarações de que eles estão muito mais flexíveis com os indies do que acontecia no Xbox 360, não se espante se alguns estúdios se afastarem do novo console.

Fonte: Eurogamer.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários