Meio Bit » Arquivo » Mobile » CyanogenMod Installer é removido da Google Play Store

CyanogenMod Installer é removido da Google Play Store

App que permitia instalação de fork do Android de forma simples viola Termos de Serviço; CyanogenMod Installer ainda pode ser instalado manualmente

10 anos atrás

cyanogenmod-blue-droid

Há exatas duas semanas atrás, a Cyanogen havia lançado o app CyanogenMod Installer na Google Play Store, como parte do esforço para popularizar seus produtos em sua nova empreitada, que é estabelecer-se como um fork do Android e atingir os usuários massivamente.

Entretanto uma coisa não estava se encaixando nessa história: sendo o CyanogenMod uma versão alternativa do sistema operacional do Google, qualquer empresa fabricante que venda Droids e que resolver lançar um smartphone com o novo SO estará infringindo a Open Handset Alliance, o acordo de utilização. Então como cargas d'água Mountain View autorizou a entrada de um app que permite instalar um fork legalmente em sua loja?

O mais provável é que ela não permitiu, tendo aprovado a aplicação sem uma maior verificação (uma das principais reclamações em torno do Android, o que acaba permitindo a entrade de um sem número de apps maliciosos na loja). Agora que o CyanogenMod é notícia, o Google acordou e alegando infração dos Termos de Serivço, expurgou o app de sua loja. A desculpa que o app seira apenas um ADB - um utilitário para o usuário instalar uma ROM alternativa, o que ele de fato é - não convenceu. A alegação do Google é que o app "incentiva os usuários a violarem a garantia de seus aparelhos", e por isso ele não poderia continuar sendo distribuído.

Sendo realista, é um fato que o Google ficou preocupado com a popularidade do CyanogenMod Installer e a facilidade de instalação das ROMs. Em 15 dias ele foi baixado centenas de milhares de vezes, o que evidencia que cada vez mais pessoas estão descontentes com os sabores oficiais do Android e gostariam de experimentar algo diferente.

Obviamente o app ainda pode ser instalado manualmente, bastando ser baixado através deste link; já o companion app para desktop (por enquanto apenas para Windows) pode ser adquirido aqui. A Cyanogen está no momento negociando com Samsung e Amazon para disponibilizar o Installer em suas lojas alternativas, algo que eu acredito que não vai dar certo: a Sammy tem o Google e os Termos de Serviço com os quais se preocupar, e a Amazon... bem, Bezos também não é do tipo que admitiria abrir mão do controle de seus produtos, um dos motivos que o levou a desenvolver o KindleOS ao invés de abraçar o Android.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários