Meio Bit » Arquivo » Internet » Authy, uma alternativa segura ao Google Authenticator

Authy, uma alternativa segura ao Google Authenticator

Aplicativo permite que os usuários criem um backup de suas configurações, evitando a perda de dados em casos de problemas com o celular. É uma excelente alterativa ao Google Authenticator.

10 anos e meio atrás

authy

Ontem, o gordinho aqui escreveu sobre a atualização do Google Authenticator para iOS, depois de muito tempo deixado de lado pelo Google. No entanto, o aplicativo tinha uma falha que zerava todas as configurações dos usuários, o que fez com que o Google o removesse da lojinha de aplicativos da Apple para a correção do problema.

Fiquei pensando, então, em uma alternativa para poder indicar para vocês, quando, por um mistério divino (não acredito em coincidências), recebi um alerta no Android sobre a atualização de um aplicativo. No caso, o Authy, uma dica que o Willian Max havia me passado há alguns meses e que se dispõe a fazer o mesmo papel do Google Authenticator, mas com um plus a mais (eu sei!).

A primeira diferença é que, ao abrir o aplicativo pela primeira vez, o número do seu telefone será solicitado. Após informá-lo, você receberá um SMS com um PIN para inserir no aplicativo a vinculá-lo ao seu número. Entre outras coisas, o fornecimento do número de telefone permite que o usuário reset o aplicativo remotamente, opção excelente para o caso de perda ou roubo.

Uma outra diferença e talvez a mais interessante é a possibilidade de se realizar backup das contas adicionadas ao aplicativo. Apesar dos benefícios e da utilização de uma senha para criptografar as informações, sempre há aquela insegurança sobre o procedimento, uma vez que as chaves utilizadas na geração dos códigos é enviada aos servidores da empresa. Sobre esta questão de privacidade, recomendo que leia este post no blog do Authy.

Por uma questão exclusiva de gosto pessoal (e de gostar de correr o risco), continuo utilizando o Google Authenticator. Mas, para quem não quer correr o risco de ter todas as configurações apagadas como ocorreu ontem, o Authy é, sem dúvida, uma excelente alterativa. Agora, é esperar que o Google arrume a lambança da última atualização e, quem sabe, adicione uma opção similar a do Authy. 🙂

O Authy está disponível gratuitamente para Android, iOS e Mac.

relacionados


Comentários