Meio Bit » Arquivo » Hardware » The Liberator, a primeira arma produzida por uma impressora 3D, desfere seu primeiro tiro

The Liberator, a primeira arma produzida por uma impressora 3D, desfere seu primeiro tiro

Cody Wilson, fundador da Defense Distributed apresenta The Liberator, a primeira arma produzida via impressora 3D completa e funcional.

11 anos atrás

The Liberator

Da última vez que vimos Cody Wilson, o fundador da Defense Distributed afirmou que a primeira arma completamente produzida por uma impressora 3D estaria pronta em duas semanas.

Como um homem não volta atrás em suas palavras, ele realmente cumpriu o prazo e ontem revelou o vídeo da arma chamada de "The Liberator", uma pistola com munição de uma única bala que, acredite ou não, funciona perfeitamente:

Aparentemente a arma não sofreu maiores danos após o disparo,o contrário de testes anteriores. A Liberator é composta de 16 peças, 15 delas impressas em plástico ABS. A única exceção é o disparador, que é um parafuso comum, além da bala de calibre 9 mm.

Partes da Liberator

FP-45 Liberator

Após o disparo ela deve ser municiada manualmente, tal qual a original que lhe deu o nome, a FP-45 Liberator.

Essa arma foi fabricada em massa pelas Forças Armadas dos Estados Unidos e distribuída nos territórios ocupados durante a Segunda Guerra Mundial, como França e China. Apesar de não haver registros de que ela foi efetivamente usada (e quase todas viraram sucata após o conflito), ela era perigosa por existir, não por funcionar. A preocupação do Eixo era que qualquer um em território ocupado poderia ter uma. Exatamente o que Wilson pretende com sua Liberator.

Os esquemas para a confecção da pistola estão disponíveis neste link. Há quem diga que uma arma de plástico nunca será tão resistente quanto uma real, mas impressoras 3D que fabricam em metal evoluíram bastante, e nada impede alguém usar uma dessas para fabricar a Liberator:

E claro, é sempre bom avisar a quem for tentar a sorte: a legislação brasileira não faz distinção entre armas caseiras e comuns e possuir uma arma sem registro é crime, previsto na Lei 10.286 de 22/12/2003; caso seja caseira responderá pelo Artigo 17, podendo cumprir pena de quatro a oito anos de prisão.

Fonte: ET.

relacionados


Comentários