Meio Bit » Arquivo » Mobile » Antes tarde Duke Nukem: Apple permite baixar a última versão funcional dos apps em clássicos aparelhos com iOS mais antigos

Antes tarde Duke Nukem: Apple permite baixar a última versão funcional dos apps em clássicos aparelhos com iOS mais antigos

Você tem um antigo iPad e/ou iPhone/iPod Touch com iOS desatualizado? Agora finalmente a Apple permitirá que possamos baixar versões anteriores dos apps e assim dar vida nova a tais aparelhos!

10 anos e meio atrás

Laguna_iOS_compatible

Tentativa de instalar app antigo no iOS (Crédito: Engadget)

Conforme anunciado no evento sobre o iPhone 5S, amanhã, dia 18, a Apple lançará a versão final do iOS 7 para download público.

Isso também significa que a empresa da Maçã vai parar de assinar o iOS 6.1.3 (iPhone 3GS/4/4S e todos os iPads/iPods compatíveis com o iOS 6) e iOS 6.1.4 (iPhone 5), fazendo com que os dispositivos que, por ventura, “morram” com tal sistema operacional sejam atualizados no iOS 6 somente até tais versões específicas ou partindo direto para o iOS 7 caso o firmware permita.

Sim, aparelhos como o iPhone 3GS e iPod Touch de 4ª geração ainda estarão suscetíveis àquela seqüência letal de caracteres árabes [سمَـَّوُوُحخ] (calma, o tio Laguna só reproduziu parte dela) que só foi corrigida no iOS 7.

Sofrendo ou não com a morte árabe, a Apple agora permitirá que algumas versões funcionais mais antigas dos apps possam ser baixadas para os dispositivos iOS não tão recentes: um novo recurso de compatibilidade entrará em ação quando tentarmos baixar para o iGadget um aplicativo que não é suportado pelo seu firmware atual. Em vez de tentar instalar uma versão mais atual do app, o aparelho agora vai perguntar se gostaríamos de instalar a última versão compatível.

O pessoal do Engadget, fonte do presente texto, conseguiu instalar com sucesso uma versão antiga do Instagram para um iPhone 3GS com iOS 4.3.3 e o app oficial do Twitter em um iPhone 3G rodando iOS 4.2.1. Bom lembrar que versões antigas desses aplicativos sociais podem nem permitir o login e é óbvio que recursos que surgiram depois de tais versões não terão qualquer suporte. Só a título de exemplo, o tio Laguna lembra que o Instagram agora pode mexer com vídeos e tais vídeos são gravados em 640×640, algo que o iPhone 3GS não seria capaz de fazer por gravar vídeos somente a 480p.

Caso bata a nostalgia de rodar um clássico app num velho iPhone, iPad ou iPod touch, o mais recente ajuste da Apple pode, em teoria, ensinar alguns truques novos ao seu dispositivo antigo. Na prática, oferecer uma versão antiga de um app funcional é de responsabilidade da empresa desenvolvedora do app e muitas delas acabam não tendo condições de manter tal suporte, matando o app numa versão mais nova que pode ter incompatibilidade com aparelhos antigos.

relacionados


Comentários